5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Literaturas, filosofias é tema do Simpósio do Curso de Letras na Unicep

Literaturas, filosofias é tema do Simpósio do Curso de Letras na Unicep

26/11/2013 11h29 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Literaturas, filosofias é tema do Simpósio do Curso de Letras na Unicep

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro a UNICEP realizou o Simpósio de Letras, sob o tema “Literaturas, filosofias e outras linguagens”. O evento é feito semestral e/ou anualmente, com o objetivo de levar os alunos de Letras e participantes a refletirem sobre vários aspectos das Línguas (língua portuguesa e inglesa), das Literaturas (brasileira, portuguesa, africana e inglesa, como também outras estrangeiras) e temas como análise do discurso, dentre outros.

 

De acordo com Iraides Palermo, coordenadora do curso, é de suma importância que a visão dos licenciandos se ampliem com novas informações, propiciando o aprofundamento temático. O professor de língua portuguesa necessita de multiplicidade informativa dentro do seu rol de atuação, e isto também auxiliamos com as horas reflexivas dos simpósios. A participação do aluno é o foco do Simpósio, devido ao multiculturalismo que o curso imprime, necessidade para a formação do profissional de Letras.

A escolha do tema é feita pelos professores, que em contato contínuo com os alunos em sala de aula, verificam quais as principais necessidades de ampliação de aprendizagem e sugerem temas, que resultam nos simpósios.

“Esse Simpósio de 2013 teve sua importância principal para a reflexão literária e filosófica, abrangendo mitologia greco-romana e literatura, filosofia niilista e literatura, pintura e literatura, todas essas correlações culturais necessárias à formação pluricultural dos futuros professores. Também privilegiou-se a língua inglesa em uma das palestras, já que a turma de Letras também cursa a língua estrangeira em sua grade. Com duas palestras por noite, foi possível ampliar a diversidade temática do evento. Incluímos todo ano, no menu, apresentação musical e teatral para deleite dos participantes.”, contou a coordenadora

Gismara Rosane Garcia, ministrou a palestra “Ekphrasis: a relação entre pintura e literatura”. “Eu vou falar sobre Ekphrasis que é uma relação entre imagem e palavra, a diferença básica entre ilustração, que nós estamos acostumados a ver tanto, que é quando alguém lê um livro e faz uma ilustração, é ao contrário, quando alguém vê uma obra pictórica, um quadro e alguém escreve um livro sobre ele. A importância maior da palestra é que nós estamos na era da imagem, então é o impacto que a imagem tem na vida dos estudantes, principalmente na formação, não só do professor, mas para todos de forma geral”, explicou Gismara.

Já Geisibel Cristina Andrade, trouxe para o simpósio o tema: “As principais dificuldades enfrentadas por falantes do português brasileiro na aprendizagem de inglês como língua estrangeira”.

“O tema da minha palestra aborda principalmente as principais dificuldades que o aluno ou o aprendiz de língua estrangeira, no caso o inglês, ele tem quando ele é falante do português brasileiro e vai aprender a língua inglesa como língua estrangeira. Esse tema é importante pro aluno de Letras porque ele é um aluno de inglês também e quando se formar, quando for graduado, vai ser professor e também vai dar aulas de inglês, então ele saber do que está falando, ter conhecimento do assunto e ser capaz de produzir a língua inglesa ou a língua que ele está trabalhando, é de extrema importância para que ele tenha um aluno que saia dali com uma aprendizagem efetiva, não seja um aluno que foi a escola simplesmente por ir. Então o professor tem que ser capaz de ensinar para que o aluno seja capaz de aprender, se não, não ocorreu o ensino e a aprendizagem, a aula não valeu, por isso a palestra é de extrema importância.”, afirmou Geisibel.

Para Marcos Vinicius Guedes de Almeida, aluno do 6° período de Letras: “O simpósio permite que a gente amplie o conhecimento das áreas que estamos aprendendo, das disciplinas que temos, por exemplo, a palestra de linguística, nós já tivemos essa disciplina e pudemos ver na palestra como se pode trabalhar nessa área”.

 

Alessandra Paganotto, professora do curso de História falou sobre ” Samba, Carnaval e Futebol na formação da Identidade Nacional”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x