16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Maternidade tem atendimento humanizado e diferenciado

Maternidade tem atendimento humanizado e diferenciado

07/06/2012 15h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Maternidade tem atendimento humanizado e diferenciado

A maternidade da Casa de Saúde e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica foi reinaugurada no dia 5 de setembro de 2011, com uma filosofia de humanização diferenciada. Foi elaborado com um modelo inovador e moderno não encontrado pela região.

A UTI e maternidade ficam localizadas no mesmo andar, cada uma fica em uma extremidade de um corredor para facilitar o fluxo e minimizar qualquer trauma no transporte. A coordenadora da Maternidade Obstetra, Aline Bueno Barbosa, afirmou que há uma preparação especial e personalizada para cada caso.

“O objetivo de atendimento se estende em humanização e individualização para cada mãe e família, estamos aqui tanto para respeitar, atender bem e fornecer os cuidados e estrutura necessária tanto para o parto natural, humanizado e cesariana”, disse.

Suelen Alves de Oliveira, coordenadora de Enfermagem da UTI Pediátrica explica que

toda a infra-estrutura atende as exigências da ANVISA nas resoluções RDC50 e NR32, além de trabalhar com boxes individualizados para que a mãe esteja inserida nos cuidados com a criança, sendo uma parceria no processo de recuperação em casos mais graves. “Aqui na UTI a gente fala em vida, mesmo que a criança nasça antes do tempo. Todos os pediatras, enfermeira e técnicos estão engajados nesta filosofia, a gente passa meses com a criança conhece todos pelo nome e a mães”, comenta.

As mães têm todo suporte físico e psicológico para acompanhar a bebê que está na UTI pediátrica, o atendimento é todo personalizado, e os pais podem trazem objetos pessoais para deixar no box do bebê, como cobertores, travesseiros, roupinhas e decorações.

“Aqui não tratamos as mães como pacientes, passíveis de atendimentos da enfermagem, e assim como clientes, a gente pensa na reação da mãe em cada processo”, ressalta Suelen.

A maternidade não tinha este programa de incorporar e auxiliar a mãe, agora além desse trabalho a instituição estende a convivência à toda família do bebê, ingressando os pais e demais filhos.

O parto humanizado vem tendo uma grande procura, mas as cesarianas ainda acontecem um grande número, neste caso a mãe e o pai podem ficar juntos acompanhando todos os procedimentos que antecedem o momento do parto e a recuperaçãoem seguida. Amãe recebe um treinamento de amamentação e outros cuidados, e para o melhor conforto o bebê fica no mesmo alojamento com a mamãe.

Hoje a maternidade é formada por uma equipe de enfermagem de cerca de 30 pessoas. Possui 14 leitos, sendo dois PPPs e Centros Obstétrico com duas salas de cirurgia e 4 leitos de recuperação pós cirúrgica. No total já foram realizados 315 procedimentos entre parto normais, naturais, cesáreas e outros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x