5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Número de multas de trânsito cai 11,45% em janeiro em São Carlos

Número de multas de trânsito cai 11,45% em janeiro em São Carlos

28/02/2013 11h23 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Número de multas de trânsito cai 11,45% em janeiro em São Carlos

O volume de multas aplicadas pelos agentes municipais de trânsito, mais conhecidos, como “amarelinhos” caiu 11,45% em janeiro de 2013 em comperação ao mesmo período do ano anterior. Em janeiro deste ano foram registradas 3.176 autuações ante 3.587 multas aplicadas no primeiro mês de 2012. Em fevereiro deste ano, até o momento, foram 907 registros contra 3.022 autuações do ano passado.

 

Em 2011 foram registradas, no total, 42.233 autuações no município. Já em 2012 o registro de atuações fechou com o saldo anual de 39.894 ocorrências.

Estes registros informados pela Secretária de Transporte e Trânsito são referentes a multas aplicadas, descontando as multas com recursos concedidos, ou seja, os registros conferem a arrecadação total da Prefeitura Municipal.

Já foram registradas pela Prefeitura ocorrências de agressão contra os agentes durante autuações de trânsito. De 2002 até 2012 foram 11 ocorrências referentes a desacato e agressão física.

 

AUMENTO NO EFETIVO – De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, é estudada a possibilidade de abertura de concurso público para contratação de novos agentes de trânsito, mais conhecidos como “Amarelinhos”, para aumentar o efetivo nas ruas e melhorar os serviços realizados pela categoria.

Atualmente há 22 agentes de trânsito prestando serviços ao município. Porém, ao todo, o efetivo é composto por 32 agentes, dez dos quais estão em situação de férias ou afastamento.

Para o secretário de Trânsito, Celso Higashi, a ação dos agentes de trânsito em auxílio aos motoristas e pedestres “é essencial para a fiscalização e garantia da segurança de todos, além de trazer melhorias para a fluência do trânsito”.

Os agentes de trânsito de São Carlos são regulamentados pela lei municipal 12.873/01, criada pela própria prefeitura e estabelece algumas funções competentes às atividades inerentes ao trânsito de veículos e pedestres, tais como fiscalizações, travessia de pedestres, orientação aos condutores, travessia de escolares, fiscalização de transportes escolares, públicos e taxistas, apoio em eventos culturais e esportivos, em obras em geral como do SAAE, CPFL, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A contratação desses profissionais é realizada somente através de concurso público e com salário inicial de R$ 1.434,00.

Muitos motoristas declaram que já se questionaram sobre as funções dos agentes municipais de trânsito, “os amarelinhos”, como autoridade, responsabilidade e as competências para aplicação de multas.

Já a aplicação de multas pelos agentes gera muita polêmica na cidade sobre a procedência dessas autuações, chegando até a ocorrer um manifesto popular de uma suposta “indústria das multas” por causa do número exorbitante de autuações registradas.

PROMESSAS – Durante sua campanha eleitoral, o atual prefeito Paulo Altomani (PSDB) declarou que iria combater a “indústria das multas” e o abuso de ocorrências. O tucano ressaltou que iria intensificar mais as atividades dos agentes na orientação e notificação dos motoristas e pedestres. Porém será necessário aguardar um pouco mais de tempo para confirmar se isso realmente ocorrerá.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Amadeu Maia
Amadeu Maia
11 anos atrás

E a dos radares qual foi o resultado?

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x