5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Operação Verde: reprovação em São Carlos atinge 20%

Operação Verde: reprovação em São Carlos atinge 20%

13/09/2013 12h18 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Operação Verde: reprovação em São Carlos atinge 20%

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) unidade de São Carlos, realizou na última quarta-feira, 11, a Operação Verde e reprovou dois dos produtos de jardinagem e horticultura fiscalizados, o que representa 20%. Foram avaliados 10 produtos das cidades de São Carlos, Araraquara e Rio Claro entre sementes, adubos, inseticidas, fertilizantes entre outros artigos.

 

O diretor de núcleo do Ipem, Rodrigo Luiz da Silva, explica que os produtos são submetidos a dois critérios, individual e de média. No individual, em um lote apenas uma unidade pode estar a baixo da média. Porém a tolerância varia de acordo com a tabela descrita pelo INMETRO. “Desta forma, se houver mais de uma unidade abaixo da tolerância permitida, o produto já está reprovado”, comenta.

No critério de média, é aceito uma quantia próxima ao informada na embalagem, mas que esteja dentro da tolerância aceita pelo desvio padrão.

O objetivo da fiscalização foi constatar a regularidade na quantidade descrita pelos fabricantes nas embalagens é a mesma aferida na pesagem do produto. As empresas autuadas por irregularidades têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. 

Em 2012, 29% dos produtos de jardinagem e horticultura examinados foram reprovados por erros na quantidade.

A operação especial também foi realizada nos laboratórios do IPEM-SP de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Representantes das empresas fiscalizadas são previamente convidados a presenciar os exames.  
No caso dos produtos pré-medidos (pesados e medidos sem a presença do consumidor), o valor mínimo da multa é de R$ 640 e o máximo, de R$ 30 mil. Esses valores valem para primários e com apresentação de defesa, podendo dobrar na reincidência. 

Em todo o Estado, o Ipem reprovou 19, isto é 27,54%, dos 69 produtos de jardinagem e horticultura fiscalizados em laboratório. Entre os reprovados, destacam-se erros como a falta de 1,249 kg em embalagem de 10 kg de pedras decorativas da marca Pedrargil e de 1,469 kg em um saco de 25 kg de terra vegetal Casa Verde.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x