5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Palestra vai debater desafios da educação básica no Brasil

Palestra vai debater desafios da educação básica no Brasil

26/08/2013 22h18 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Palestra vai debater desafios da educação básica no Brasil

A palestra “Os desafios da educação básica no Brasil” irá ocorrer nesta quinta-feira, 29, às 14h no Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP. Ministrando o debate estará o professor Dr. Anderson Stevens Leônidas Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

A palestra é destinada de forma geral a todos que se preocupam com o atual momento da educação básica no País, como formadores de professor, professores da educação básica e aos estudantes da área.

Entre os pontos a serem discutidos, Gomes incluí a formação inicial, a formação continuada, o ambiente escolar e o uso da tecnologia como meio para facilitar a aprendizagem e animar a sala de aula.

“Consiste em sair de um círculo vicioso e transformá-lo em um circulo virtuoso. A formação inicial do professor é deficiente, a formação continuada idem, os salários não são atrativos, a carreira de professor do ensino básico não é atrativa, então você não forma um bom estudante, e o círculo continua (vicioso)”, explica. 

Gomes pretende abordar formas concretas de se avançar no tema Educação, com foco no ensino médio. Ele irá se basear na experiência que teve como secretário da Educação em Pernambuco, entre 2010 e 2012, onde promoveu a universalização do ensino médio em tempo integral e o uso de tecnologias como ferramentas pedagógicas, que vem trazendo bons resultados.

“Passei dois anos à frente da Secretaria Estadual, e demos inicio a uma transformação cujos resultados com melhorias tangíveis demoram mais alguns anos”, comenta o professor.

Em comparação aos dois Estados, São Paulo e Pernambuco, ele diz “que a rede estadual de São Paulo é gigantesca, e os desafios são proporcionais a esta densidade. Do ponto de vista da educação em si, os problemas são parecidos”.

O ex-secretário ainda comenta que a introdução de conteúdo em forma digital, faz com que o professor disponha de mais tempo, além de ajudar no aprendizado dos estudantes, motivando-os com o uso de ferramentas que eles conhecem e usam no dia a dia.

Gomes também afirma que o tempo integral é fundamental e necessário para educação básica. “Ouso dizer que se nosso País quer mesmo avançar, mudar a educação, deve investir em escolas de tempo integral e educação integral desde o fundamental. Se isto for feito, poderemos mudar o País em 20 ou 30 anos. Do contrário, não dá nem pra calcular quando iremos mudar”, conclui.

A palestra será realizada no auditório do IEA Polo São Carlos, no campus 1 da USP, próximo à entrada de pedestres da rua Carlos Botelho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (16) 3373 9176 e (16) 3373 9177.

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x