5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Plástica: cresce a procura por pequenas correções

Plástica: cresce a procura por pequenas correções

05/03/2013 11h17 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Plástica: cresce a procura por pequenas correções

O outono terá início neste mês, que é também uma das épocas em que cresce a procura por cirurgias plásticas. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com a queda da temperatura, o número de intervenções cirúrgicas aumenta em torno de 50%, se comparado com os outros meses do ano. O mesmo acontece com os procedimentos minimamente invasivos. A cirurgiã plástica Gabriela Schwartzmann confirma este aumento e diz que os períodos em que há maior procura por pequenas correções são outono e inverno. Ela atribui a procura ao fato de muitas pessoas tirarem férias nesta época ou participarem de eventos importantes, que faz com que elas busquem soluções rápidas.

 

A médica conta que os procedimentos minimamente invasivos mais procurados são a toxina botulínica, cuja marca mais conhecida é o Botox, e preenchimentos de rugas ou sulcos. Ela explica que esses tipos de preenchimentos têm objetivos diferentes. “A toxina é aplicada diretamente em cada músculo formador da ruga causando seu relaxamento temporário levando a uma aparência mais jovem. Também pode ser usado para elevar as sobrancelhas quando aplicado em doses adequadas e nos músculos corretos. É ideal para rugas do terço superior da face. Os preenchedores são reservados para dar volume, quer seja preenchendo o sulco de olheiras fundas, rugas e sulcos, cicatrizes, ou até aumentando o queixo e maçãs do rosto. Dentre os preenchedores, eu tenho uma preferência clara pelo uso do ácido hialurônico, pois é um produto mais seguro e permite resultados mais refinados”, define.

“A principal vantagem é que após o procedimento o paciente pode retornar às suas atividades habituais, sem necessidade do repouso pós-operatório e com menores riscos. Já são tratamentos consagrados e de ótimos resultados. É claro que nem todos os pacientes se beneficiarão desses tratamentos. Muitas vezes já há a indicação de cirurgia e esse discernimento é essencial para se evitar excessos e resultados artificiais”, alerta a especialista.

Em relação ao perfil dos pacientes que buscam este tipo de tratamento, a médica afirma que homens também demonstram interesse neste aspecto. “O predomínio ainda é feminino, mas os homens já procuram bastante esses tratamentos. Estimo que do total de pacientes em que realizo esses procedimentos, 30% sejam homens”, aponta Gabriela.

Ainda segundo Gabriela, os procedimentos não são definitivos. “No caso da toxina botulínica os músculos relaxados vão gradativamente recobrando a capacidade de contração. Por isso é necessária a reaplicação em até seis meses para manter os resultados. No caso dos preenchimentos com ácido hialurônico, o resultado pode durar até dois anos para preenchimentos profundos (queixo e maçãs do rosto) e até um ano para preenchimentos de média profundidade (maioria das rugas e aumento labial)”, relata a médica. “Existem preenchedores definitivos, um exemplo é a famosa bioplastia. Nesse caso usa-se outro produto para o preenchimento, o PMMA. No entanto isso tem sido cada vez menos indicado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica devido ao crescente número de complicações a longo prazo, muitas vezes necessitando de cirurgias reconstrutoras para o tratamento dessas complicações”, acrescenta.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x