5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Praga força a retirada de árvore de 50 anos

Praga força a retirada de árvore de 50 anos

21/07/2012 14h02 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Praga força a retirada de árvore de 50 anos

Durante os últimos dois dias, uma equipe da prefeitura fez a retirada de uma árvore da espécie sibipiruna de cerca de 50 anos, na rua Francisco Fiorentino, próximo ao estádio do Luisão. Um morador percebeu que a árvore estava ficando seca e oferecendo perigo de queda.

 

Um fiscal da Secretaria do Meio Ambiente foi até o local e constatou que a árvore estava com cupim, uma praga que ataca a madeira da raiz até o topo através da seiva. Neste caso a árvore foi retirada do local.

Os cortes de árvores na cidade são feitos mediante solicitação no setor de Serviços Integrados do Município (SIM). A prefeitura envia um engenheiro agrônomo ou ambiental na área para averiguação. É analisada a copa e a raiz e se no local há problemas na edificação ou atingindo a fiação. Qualquer pessoa pode pedir a poda ou corte de uma árvore comprometida.

Para cada árvore retirada, o proprietário da área assina um termo que obriga a substituição por outra espécie, não necessariamente no mesmo local. Mas a compensação ambiental precisa ser feita em 30 dias após o corte.

A engenheira florestal e chefe da Divisão de Gestão de Áreas Verdes, Luciane Maria Chaves, diz que os cortes só são autorizados caso haja a verdadeira necessidade. “Há muito casos em que não é autorizado, pois outras medidas podem ser tomadas, como aumentar área permeável ou podá-la”, comenta Chaves.

De acordo com Nivaldo Sigoli, secretário municipal de Serviços Públicos, equipes da prefeitura fazem periodicamente trabalhos preventivos contra quedas de árvores, além do trabalho de corte e poda. Em 2010, foi feita uma catalogação na cidade das árvores comprometidas e todas as espécies ameaçadas foram retiradas.

No disque-árvore, no site da população, pode-se escolher a melhor espécie para arborização urbana. O programa entrega à população mudas para que sejam plantadas em calçadas ou jardins permeáveis. Caso seja plantada do lado de fora de casa, as condições precisam ser analisadas, como por exemplo, uma calçada de 2,5m e uma cova de 60×60 cm e sem presença de fiação próxima. O cidadão que fazer o plantio de uma árvore pode se beneficiar do incentivo fiscal do IPTU Verde.

Segundo o secretário, na cidade há mais de 100 mil hectares de área plantada com árvores nativas com toda a manutenção. Em praças e outras áreas verdes são plantadas diversas espécies. Em obras públicas, a Secretaria de Estado obriga a Prefeitura a assinar um termo de compromisso de recuperação ambiental e depois que a obra termina, cerca de 3 a 5 mil árvores são plantadas. Se o local não comportar o plantio, uma área é definida para isso.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x