5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura inicia testagem por amostragem nos setores econômicos

Prefeitura inicia testagem por amostragem nos setores econômicos

A meta é realizar pelo menos 60 coletas diárias nos primeiros dias de testagem

13/04/2021 09h02 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Prefeitura inicia testagem por amostragem nos setores econômicos Foto: Divulgação

Com o objetivo de intensificar as medidas sanitárias de controle da transmissão da Covid-19 no município e com foco na retomada segura, gradual e responsável das atividades econômicas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deu início, nesta segunda-feira (12), a uma ação de testagem por amostragem em diferentes setores econômicos da cidade.

A medida visa ampliar o acesso ao teste de Covid-19 dos assintomáticos e, dessa forma, promover o isolamento dos positivados.

De acordo com Fabiana Araújo, Coordenadora Executiva Extraordinária de Ações de Combate à Covid-19, equipes de enfermagem da Vigilância em Saúde, devidamente identificadas, vão oferecer testes rápidos antígenos (Swab), a colaboradores de estabelecimentos comerciais escolhidos aleatoriamente, com base no cadastro das empresas na Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turístico.

A meta é realizar pelo menos 60 coletas diárias nos primeiros dias de testagem, com previsão de se chegar a 300 por dia, já a partir das próximas semanas.

“As equipes vão oferecer esses testes gratuitos, de qualidade, que vão nos auxiliar no enfrentamento da doença com o isolamento dos positivados assintomáticos que estão trabalhando nos diferentes setores econômicos. Sabemos que muitos estão com trabalho interno, com número restrito de funcionários. Esses poderão ser testados gratuitamente e terão acesso ao resultado no mesmo dia”, enfatiza a coordenadora executiva. “No caso de funcionário positivado, essa pessoa será monitorada pelas equipes de saúde, recebendo toda a orientação necessária no período da quarentena. Os demais funcionários também serão orientados quanto aos procedimentos a serem adotados”, completa Fabiana.

Estarão entre os segmentos que participarão desta testagem por amostragem o comércio em geral, shopping centers, galerias e estabelecimentos congêneres; bares, restaurantes e demais restaurantes que comercializem alimentos de consumo imediato; academias de esportes de todas as modalidades, centros de ginásticas; serviços, oficinas e escritórios em geral; entidades religiosas; indústrias e construção civil.

Covid-19

Araraquara registra 345 mortes pela doença

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 4 casos positivos de Coronavírus nos serviços públicos de saúde, o equivalente a 18% de 22 amostras analisadas.

Além destes, foram mais 8 positivados em laboratórios da rede complementar particular e mais 60 positivados de 607 amostras coletadas na praça Santa Cruz, na última semana, totalizando 72 novos casos.

Portanto, agora são 18.095 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 355 permanecem em quarentena e 17.395 já saíram. Aguardam resultado de exames 104 amostras. Araraquara registrou, até o momento, 345 óbitos decorrentes de Covid-19.

Hoje, 166 pacientes estão internados. Destes, 82 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 71 confirmados. E 84 estão na UTI – 1 suspeito e 83 confirmados.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 52% de leitos de enfermaria e 93% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 12 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 13 pacientes e o Hospital de Campanha tem 45 pacientes.

Do total de 166 internados, 80 são moradores de Araraquara e 86 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 36 estão em Enfermaria e 50 estão em UTI.

Os 86 pacientes de outros municípios residem em Americana, Américo Brasiliense (5), Araras, Barra Bonita, Brotas, Capivari, Descalvado (2), Dourado, Gavião Peixoto (3), Guarantã, Guarapiranga, Ibaté (4), Ibitinga (2), Itápolis, Jardinópolis, Leme, Matão, Motuca, Nova Europa (4), Olímpia, Pitangueiras, Porto Ferreira (2), Ribeirão Bonito, Rincão (8), Rio de Janeiro, Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lucia (4), São Carlos (27), São Gabriel do Oeste (MS) e Tabatinga (5).

O óbito mais recente é de uma mulher de 51 anos, sem comorbidades, internado em hospital da rede pública no dia 10 de abril.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x