2 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura busca criar de 6 a 10 novos leitos de UTI em São Carlos

Prefeitura busca criar de 6 a 10 novos leitos de UTI em São Carlos

Secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo afirmou ao Primeira Página que negocia a ampliação com a Santa Casa

09/02/2021 05h44 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Prefeitura busca criar de 6 a 10 novos leitos de UTI em São Carlos O secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo estuda criar mais leitos de UTI Covid na cidade.

O secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo afirmou ao Primeira Página que negocia a ampliação de seis a dez leitos de UIT com a Santa Casa. A decisão será tomada na quarta-feira, 10. “Não posso ficar de braços cruzados com o que está acontecendo na cidade”.

Palermo afirmou que São Carlos tem 15 respiradores, monitor cardíaco e cardioversor – conhecido como desfibrilador –, aptos a serem usados. O que falta é um espaço adequado para instalar os novos leitos. “Dependemos de um espaço que tenha rede de gases medicinais, como oxigênio, para estruturar esses leitos de terapia intensiva”.

Além do espaço físico será necessária a ampliação de profissionais para o atendimento dos pacientes. “Vamos negociar com a Santa Casa a contratação desses profissionais”, ressaltou.

Ele disse ainda que no primeiro momento a diária de custeio do leito de UTI será feita pela Prefeitura. “O valor de manutenção de um leito de terapia intensiva está em, aproximadamente, R$ 1.800,00 e será bancado pela Prefeitura”.

O custeio de um leito envolve medicamento, manutenção de equipamento e valor da remuneração da equipe assistencial como médico, fisioterapeuta e enfermeiros. “Já enviamos o projeto de ampliação dos leitos de UTI para o Departamento Regional de Saúde (DRSIII) para o credenciamento no SUS (Sistema único de Saúde), se aprovado, a diária passa a ser subsidiada pelo governo”.

O LOCAL – Segundo Palermo, o Hospital Universitário (HU-UFSCar) não tem espaço físico para abrigar a ampliação. A tentativa será encontrar um espaço na Santa Casa. “Temos de levar em conta a questão do fluxo de pacientes. O local para abrigar esses leitos não pode ter fluxo de pacientes que não esteja contaminado pelo coronavírus, para que não ocorra a contaminação cruzada”.

O secretário deixou transparecer que será um desafio para as equipes do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e da Santa Casa encontrarem um espaço que atenda a todas as necessidades para leitos de UTI para Covid-19.

De acordo com Palermo, os equipamentos estão aptos a serem utilizados. Mesmo tento 15 respiradores, o município não pode usar todos ao mesmo tempo, pois o protocolo exige que se tenha reserva técnica caso algum em uso precise ser trocado. A expectativa é que pelo menos mais seis leitos sejam criados nesta semana.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x