5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prejuízos já são contabilizados no inverno

Prejuízos já são contabilizados no inverno

21/07/2012 14h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Prejuízos já são contabilizados no inverno

O tempo frio e chuvoso tem gerado prejuízos para produtores de hortaliças e legumes, fazendo com que os preços fiquem mais caros do que em outras épocas do ano. No caso da produção do leite não há muita alteração na produção e o preço se mantém.

 

A produtora de Hortaliças, Lindamira Aparecida Teodoro Ribeiro, ainda não está tendo tantos problemas, pois cultiva as hortaliças consideradas mais resistentes, como couve, salsinha e cebolinha.

O produtor Eliel Luiz Pereira diz que as hortaliças se desenvolvem melhor com temperaturas mais amenas, assim como ocorre no inverno. Outros fatores também favorecem na estação como a diminuição de pragas e de ervas daninhas. Mas em caso de chuva, o prejuízo pode ocorrer. “Quando as hortaliças ficam comprometidas por causa do tempo, a produção diminui e consequentemente o preço aumenta”, comenta Pereira.

Para os produtores de hortaliças orgânicas, a produção continua estável no período de inverno, porém as geadas e a concentração maior de chuva, não muito comum para a época, causam mais prejuízos.

“É claro que existem culturas que se adaptam melhor ao frio ou ao calor, mas de um modo geral a produção orgânica mantém patamares estáveis durante todo o ano por trabalharmos com uma variedade grande de culturas na mesma horta ao mesmo tempo”, afirma o empresário Maurilio Eduardo da Silva.

O tomate é a cultura que mais sente a queda de temperatura do inverno. E nesta época, o fruto pode ser encontrado em hortifrutis pelo dobro do preço. O proprietário da Quitanda São Paulo, Leandro Milanez, afirma que a produção fica muito comprometida na estação. O tomate chega verde no estabelecimento e vai amadurecendo com o tempo na banca. “O fruto não desenvolve, fica pequeno e os melhores para o consumo precisam ser tirados muito antes do amadurecimento, senão estragam no pé”, comenta Milanez.

Tomates de má qualidade são encontrados para venda em alguns comércios, porém é comum estarem machucados ou com bichos.

O produtor Rogério Amaro Pereira já teve grandes prejuízos com o cultivo do tomate e desistiu do cultivo. Foram muitos gastos com o preparo da terra e agrotóxicos para prevenção de pragas, porém nada adiantou para evitar a perda. “De quatro mil pés, apenas quatro caixas do fruto foram aproveitadas, menos de 100 kg de tomate”, diz Rogério.

No caso do leite, o pesquisador Artur Chinelato de Camargo explica que para ter uma produção de pastagens elevada e mais vacas se alimentando no pasto, são necessários quatro fatores: temperaturas elevadas, dias longos, adubação orgânica ou química e água de chuva ou irrigação. Assim, o fato de chover no inverno permite apenas um pequeno aumento na produção da pastagem nesse período devido à ausência dos outros fatores de crescimento da pastagem.

Mas para criação de vacas de leite holandesas, o inverno favorece, pois são animais de clima frio e por isso são mais eficientes, é o que explica o produtor de leite de Descalvado, Roberto Jank. “Uma vaca consegue produzir 38 litros por dia no inverno e 32 no verão”, explica Jank.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x