26 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Próxima safra deve atrasar dez dias

Próxima safra deve atrasar dez dias

10/03/2012 09h26 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Próxima safra deve atrasar dez dias

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) está prevendo um atraso de dez dias no início da safra de cana 2012/2013, com relação ao último ciclo, na região Centro-Sul, a 2012/13. Em abril de 2011, 67% das unidades produtoras já haviam iniciado a moagem da matéria-prima na região. “Os levantamentos preliminares indicam que a safra 2012/13 deve começar um pouco mais tarde”, disse o diretor-técnico da entidade, Antônio de Pádua Rodrigues.

 

O presidente do Sindicato Rural de São Carlos, o engenheiro agrônomo Eunízio Malagutti, ressalta que o atraso se deve a uma série de fatores. “As condições climáticas, com poucas chuvas ou com períodos longos de estiagem podem atrasar o desenvolvimento da brotação da cana planta (primeiro plantio) como a brotação da cana soca (plantios posteriores). Contudo, as chuvas dos últimos meses facilitou os tratos culturais,como limpeza adubações, etc, melhorando o desenvolvimento dos canaviais, não diminuindo a possibilidade haver déficit de cana em condições déias de processamento para este ano, o que também pode afetar os dois próximos anos devido ao avanço do consumo”, explica ele.

 

Segundo o especialista, as indústrias sucroalcooleiras procuram processar os canaviais que tenham um ano e meio de plantação para ter uma maturação completa e maior rendimento do grau de açúcar e álcool. “A demanda crescente dos veículos flex, obriga o aumento da área plantada., em como da produção do etanol. Como existe ainda o longo período de entressafra, entre dezembro e março, as usinas e a Petrobras precisam fazer estoque para suprimir o consumo de álcool neste período. Por outro lado, nos últimos dois anos, houve uma sustentabilidade da cultura da cana devido aos bons preços das commodities do açúcar no mercado internacional”, completa Malagutti.

 

O diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Ubiraci Moreno Pires Corrêa, afirmou ontem que as empresas do setor industrial que fornecem para as usinas de açúcar e álcool não terão qualquer problema com o atraso na safra. “Eles vão atrasar dez dias agora e depois terão mais dez dias de safra no final. Há uma clara compensação programada. O único problema é que atrasa a geração de empregos neste setor”, comenta.

 

Moagem e produção – O volume de cana-de-açúcar processada pelas unidades produtoras da Região Centro-Sul desde o início da safra 2011/2012 até 16 de fevereiro de 2012 somou 494,27 milhões de toneladas, queda de 11,25% ante as 556,95 milhões de toneladas observadas no final da safra 2010/2011.

A produção acumulada de açúcar, também desde o começo da safra até 16 de fevereiro de 2012, somou 31,30 milhões de toneladas, contra 33,50 milhões de toneladas no final da última safra, uma redução de 6,57%.

A produção total de etanol hidratado na atual safra alcançou 12,86 bilhões de litros, queda de 28,45% ante os 17,97 bilhões de litros produzidos na safra 2010/2011. Em relação ao etanol anidro, a produção apresentou crescimento de 4,77% quando comparado à safra passada: até 16 de fevereiro de 2012 foram produzidos 7,77 bilhões de litros do produto, comparado aos 7,41 observados na safra anterior.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x