5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Rede Estadual de Ensino volta no dia 27 de janeiro

Rede Estadual de Ensino volta no dia 27 de janeiro

08/01/2014 23h38 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Rede Estadual de Ensino volta no dia 27 de janeiro

O ano letivo nas escolas estaduais da cidade começa no dia 27 de janeiro, sendo que o primeiro semestre vai até o dia 12 de junho, quando começam as férias. O segundo semestre começa em 11 de julho e termina no dia 19 de dezembro: “Este calendário tem uma programação para atendermos todas as exigências que vamos ter este ano”, diz Débora Gonzales Costa Blanco, dirigente de ensino da região de São Carlos.

 

Dentre essas exigências, a Copa do Mundo de Futebol, que começa no dia 12 de junho e vai até o dia 13 de julho: “Estamos nos organizando para o início das aulas com calendário diferente, atípico por conta da Copa, e vamos aproveitar isso da melhor maneira possível”, explica Blanco.

Segundo a dirigente, as escolas e os professores estão se programando para aproveitar essas circunstâncias no intuito de desenvolver projetos pedagógicos: “Vamos trabalhar com as culturas dos vários países que vão participar da Copa, analisando suas culturas, história, geografia”, diz Blanco: “Tudo para despertar o maior interesse dos alunos, abordando os temas de forma interdisciplinar”.

Ela avalia que 2014 será um ano “muito interessante e muito rico” para trabalhar, não apenas por conta da Copa, mas também por conta das eleições. E com relação ao esforço de formação cidadã dos alunos, ela ressalta o papel do projeto Cartilha da Justiça e dos Grêmios: “É o quarto ano da Cartilha e continuamos investindo nos Grêmios. Os alunos que participaram da Cartilha no início, hoje são nossos alunos no grêmio, os adolescentes”.

Esses esforços, explica, têm como objetivo formar alunos críticos, que reflitam sobre as várias situações, partindo da escola e chegando à situação do País: “O que ele pode fazer para ser um cidadão melhor para a sociedade em que vive? Pensar nisso para depois pensar sobre o que queremos para o Brasil”, exemplifica a dirigente, que salienta: “Vamos trabalhar com os alunos de uma forma contextualizada; vamos viver um contexto diferente e não podemos perder essa oportunidade”.

A diretoria regional de educação abrange sete municípios, 42 escolas e, até o momento, 21.905 alunos (na cidade de São Carlos): “Somados aos outros municípios, esse número chega perto dos 30 mil”, afirma Blanco.

 

INTEGRAL E PROFISSIONAL

A dirigente afirma que este ano ocorrerá o aumento do atendimento junto ao programa Vence Integrado, que é uma modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio: “Existe um convênio com escolas particulares, aqui nós temos escolas que trabalham com manutenção de aeronaves, e nossos alunos frequentam nossas escolas de manhã, ele tem uma bolsa, e faz o curso técnico na outra escola”, diz Blanco. Além disso, existem parcerias com a Paula Souza.

E, segundo Blanco, essas parcerias significam aumento da oportunidade de ensino integral.

Este ano, duas escolas estaduais na cidade vão oferecer a modalidade de ensino integral (sem ser técnico): “Praticamente todos os alunos quiseram ficar, acreditando no programa. E ontem (terça) e hoje (quarta) a procura foi muito grande”.

Nessa modalidade, os alunos vão entrar às 7h30 e sair às 16h.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x