5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Santa Casa deve fechar ano com déficit zero

Santa Casa deve fechar ano com déficit zero

Instituição funciona 24h por dia e emprega 1.200 pessoas de forma direta e mais 2.400 indiretamente, além de movimentar 300 fornecedores

23/04/2024 21h27 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Santa Casa deve fechar ano com déficit zero Divulgação/Primeira Página

A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos deve fechar o ano de 2024 com déficit zero, ou seja, com um equilíbrio entre as receitas e as despesas e zerando as dívidas. A instituição conseguirá chegar a esta meta principalmente devido à criação da Tabela SUS Paulista, na gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Assim, o hospital filantrópico reverte as contas no vermelho dos dois anos anteriores. Em 2022 foi registrado um déficit de R$ 18.797.945,00 e em 2023, de R$ 12.641.063,00.

O diretor técnico do hospital, Roberto Diniz Júnior explica que a Tabela SUS não é reajustada há mais de 20 anos e que mesmo assim fechará o ano com estabilidade financeiro, sem dinheiro em caixa, mas também sem dívidas. “Temos uma lei que exige que a Tabela SUS seja reajustada anualmente pela inflação. A lei é deste ano e vale para o ano que vem. Para este ano os programas de incentivo do governo do Estado de São Paulo foram substituídos por um programa chamado Tabela SUS Paulista, onde o governo repassa duas vezes o valor da Tabela SUS e quatro vezes o valor da Tabela SUS Para procedimentos selecionados, focando em procedimentos cirúrgicos, pois é interesse do governo zerar as filas de pacientes que estão aguardando estas cirurgias. Isso trouxe para nós um aporte financeiro de cerca de $ 3 milhões a mais por mês do que recebíamos do Estado”.

O hospital recebeu, dos órgãos oficiais de saúde, uma promoção pela sua eficiência em 2023. A Santa Casa foi, no ano passado, o décimo melhor hospital paulista, perdendo apenas para os Hospitais das Clínicas de São Paulo e Ribeirão Preto, o Hospital da Unicamp, em Campinas e outras instituições de municípios de grande porte. “Fomos o hospital décimo colocado em produção cirúrgica dentro do que foi avaliado no Estado de São Paulo no ano de 2023, o que nos promoveu, inclusive com maiores repasses em 2024”, ressalta Diniz.

Além de São Carlos, a Santa Casa é o hospital de referência para média e alta complexidade, servindo ainda os municípios de Dourado, Ribeirão Bonito, Ibaté, Descalvado e Porto Ferreira, atendendo à uma população regional de 450 mil habitantes. Com a exceção de Porto Ferreira, onde o Hospital Dona Balbina, também uma irmandade de misericórdia, tem capacidade para atender casos de média complexidade, os demais hospitais podem atender apenas baixa complexidade.

Com relação ao Ministério da Saúde, São Carlos e os cinco demais municípios fazem parte da RRAS 13( Rede Regional de Atenção à Saúde) e do DRS III  (Departamento Regional de Saúde III), de Araraquara.

Quanto à Prefeitura Municipal, Diniz esclareceu que atualmente os serviços contratados são regiamente pagos, não havendo mais dívidas e nem déficits entre prestação de serviços e pagamentos. Segundo ele, as dívidas contraídas anteriormente também foram honradas, não restando mais pendências entre as partes.

A Santa Casa funciona 24h por dia e emprega 1.200 pessoas de forma direta, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, segurança, limpeza, alimentação, lavanderia, administração, ensino e etc. Dos funcionários da instituição, 84,1% são mulheres e   15,9% são homens.  Além disso, a entidade possui 300 fornecedores e gera cerca de 2.400 empregos indiretos em São Carlos e região.

A entidade realiza mais de 3.000 atendimentos por mês, sendo 90% ou mais através do SUS. São oferecidos 278 leitos, sendo 177 pelo SUS. A Maternidade Dona Francisca, que pertence à Santa Casa, realiza 170 partos por mês. No centro cirúrgico, a média em 2023 foi de 720 cirurgias por mês, sendo entre 45% a 50% para atender urgência e emergência.

Entre as novidades estão a criação da Nova UTI Pediátrica, o Novo Ambulatório Oncológico, que deve ser inaugurado em setembro deste ano. Também estão previstos para um futuro próximo, a implantação dos serviços de CPRE, de Broncoscopia, Eletroencefalograma, Mutirão de Laqueaduras e Vasectomias e Estruturação do Ambulatório de Endometriose Profunda.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x