2 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Santa Casa fecha Pronto-Socorro para atendimento de casos de menor gravidade

Santa Casa fecha Pronto-Socorro para atendimento de casos de menor gravidade

O hospital filantrópico afirmou que o fechamento do atendimento foi pontual e que a classificação de risco já voltou a ser realizada.

09/02/2021 13h53 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Santa Casa fecha Pronto-Socorro para atendimento de casos de menor gravidade o fechamento do Pronto-Socorro da Santa Casa de São Carlos é pontual.

O Secretário Municipal de Saúde, Marcos Palermo afirmou ao Primeira Página no início desta tarde de terça-feira, 9, que o fechamento do Pronto-Socorro da Santa Casa de São Carlos  é pontual, e o referenciamento, foi motivado pelo alto volume de atendimento de pacientes com quadro clínico classificado como graves.

Entretanto, a decisão de referenciar de vez o Pronto-Socorro para só atender pacientes que cheguem pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e direcionados pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) será tomada nesta-quarta-feira, 10, na reunião das 11 horas entre as equipes da Santa Casa, vereadores da Comissão Permanente de Saúde da Câmara e  a Prefeitura.

O secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo afirmou ao Primeira Página que negocia a ampliação de seis a dez leitos de UIT com a Santa Casa. A decisão será tomada na quarta-feira, 10. “Não posso ficar de braços cruzados com o que está acontecendo na cidade”.

 

Leia ainda

Prefeitura busca criar de 6 a 10 novos leitos de UTI em São Carlos

Comércio de São Carlos atenderá por drive-thru e entrega

 

De acordo com Palermo, o hospital não suporta mais atender os pacientes que recebem a classificação de risco com baixa complexidade (as pulseiras das cores verde e azul) por que estão chegando “muitos pacientes graves, entubados”.

“Na madrugada [terça-feira, 9] a gerente de Enfermagem da Santa Casa Vanisia Sulpino me ligou para dizer sobre a chegada de três pacientes entubados da Araraquara. Ela precisaria de deslocar a equipe de atendimento da Sala Verde [local de atendimento dos casos de baixa complexidade] para a Sala Amarela [local de atendimento de alta complexidade] e que não teria como atender a todos. Eu autorizei o referenciamento do atendimento de porta”, afirmou Palermo.

A Santa Casa por meio de nota afirmou: “Durante a madrugada, os 18 leitos de UTI Covid-19 Adultos ficaram ocupados. Além disso, três pacientes precisaram aguardar no Pronto-Socorro do hospital para que fossem acomodados. Diante dessa superlotação, os profissionais de saúde precisaram ser deslocados para esses atendimentos e, por esse motivo, o Pronto Atendimento ficou fechado nesse período.  Os atendimentos foram reabertos durante a manhã”.

Entenda o que é atendimento referenciado.

Atendimento referenciado.

Para que um paciente seja encaminhado para a Santa Casa ele deverá inicialmente ser atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou em unidades ambulatoriais como CEME (Centro Médico de Especialidades) ou AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

Esta é uma orientação do SUS (Sistema Único de Saúde) que direciona aonde os pacientes deverão receber o atendimento médico de acordo com sua gravidade e complexidade. Casos mais complexos e graves serão atendidos nos hospitais de referência como a Santa Casa, casos menos complexos deverão se dirigir às unidades básicas de atendimento (UBS) ou UPAS.

Aonde eu devo ir para ter um atendimento médico?

Em casos de Consultas ambulatoriais: procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para agendar consultas médicas e para procedimentos como vacinação, curativos, retirar pontos, exames de sangue e raio-X.

Em casos de Urgência: vá até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Lá você encontrará assistência médica especializada e de qualidade. Se necessário o médico poderá encaminhar você para um hospital de referência.

Em casos de Emergências: ligue para o SAMU 192 a equipe médica de Emergência saberá como cuidar de você.

O QUE É EMERGÊNCIA?

Casos em que a pessoa está em risco de morte. Por exemplo: acidentes de trânsito, ferimento por arma de fogo ou arma branca, afogamento, infarto, derrame, queimaduras graves.

O que devo fazer em casos de emergências?

Ligar para o SAMU – 192 e solicitar ajuda.

 O QUE É URGÊNCIA?

Casos em que a pessoa precisa de atendimento imediato. Por exemplo: desidratação aguda, vômitos, diarreia, febre alta e persistente, dor intensa, cólica de rim, pequenos ferimentos ou cortes.

O que devo fazer em casos de urgência?

Ir até a UPA mais próxima para atendimento médico.

 O QUE É CONSULTA AMBULATORIAL?

São os atendimentos ambulatoriais previamente agendados. Por exemplo: consulta com médicos, dentista, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo. Nas consultas ambulatoriais também são realizados os acompanhamentos de pacientes com doenças crônicas (diabetes, hipertensão arterial, por exemplo). Também são realizados exames como: HIV, próstata, câncer de mama, entre outros) e consultas e acompanhamentos da gestante e da criança.

Estes atendimentos são realizados nas UBS e USF (unidade saúde da família).


Por Hever Costa Lima

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x