5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos terá novo cursinho popular pré-universitário

São Carlos terá novo cursinho popular pré-universitário

13/04/2013 12h46 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos terá novo cursinho popular pré-universitário

Um movimento social de cursinhos populares, que há seis anos se organiza para promover cursos pré-vestibulares pelo Brasil, irá ter atuação também na cidade de São Carlos. A Rede Emancipa dará início às aulas no próximo dia 20 de abril e tem o objetivo de lutar para democratizar o acesso à universidade, principalmente para o estudante da escola pública. O movimento é construído pelos professores e estudantes, através de aulas regulares e mobilizações em defesa da educação.

Essa é uma iniciativa que teve início em São Paulo e tem atuação em Campinas, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Agora em São Carlos deve atender 80 alunos interessados em ingressar nas universidades.

“Boa parte dos jovens da rede pública ou de classes mais baixas nem termina o ensino médio. A parte que termina, podemos dizer, em sua grande maioria, nem pensa em fazer a universidade. Então, acredito que esse é o principal papel do cursinho, mostrar que é possível entrar uma universidade e ser preparado para isso”, comenta Dante Peixoto, engenheiro ambiental e professor do SENAC, que também atua na Rede Emancipa de São Carlos.

Lucas Beco, estudante de Engenharia Ambiental da USP e coordenador do Emancipa em São Carlos, conta que o movimento trabalha com o potencial emancipador da educação, do que está presente no cotidiano e na vida do estudante, para ampliar e diversificar seu universo cultural. “O cursinho é local onde os jovens encontram apoio e entusiasmo para complementar de forma critica sua formação secundária, bem como lutar e sonhar coletivamente pela defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, e um acesso democrático à universidade”.

Ele acrescenta que como é um movimento gratuito, a realização funciona com parcerias com algum lugar público, preferencialmente escolas. No caso de São Carlos, o cursinho será no bairro Santa Angelina, próximo ao Campus 2 da USP, em parceria com a Escola Estadual Bento da Silva César, no próprio espaço da escola.

“Estamos nos organizando desde o final do ano passado, articulamos um grupo, fizemos um curso de formação de professores voluntários e, no último dia 6 de abril, reunimos mais de 20 pessoas interessadas em colaborar com a rede. Daqui duas semanas faremos a aula inaugural, por isso queremos divulgar as inscrições para os interessados”, fala Lucas. 

As aulas ocorrem durante os sábados das 9h às 16h30. Para estudar no cursinho, é necessário fazer inscrição no site da rede: redeemancipa.org.br (opção Cursinho Popular de São Carlos) e confirmar matrícula na aula inaugural no sábado 20 de abril às 9h ou às 14h, na escola Bento da Silva César.

Não há processo seletivo. Apenas caso a procura exceda o número de vagas será realizado sorteio, dando prioridade para alunos e ex-alunos de escola pública. Os não sorteados entrarão para a lista de espera.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x