25 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Skaf faz homenagem póstuma a Fernando de Arruda Botelho

Skaf faz homenagem póstuma a Fernando de Arruda Botelho

29/08/2013 16h05 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Skaf faz homenagem póstuma a Fernando de Arruda Botelho

O presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, homenageará nesta sexta-feira, 30, o empresário e piloto de avião Fernando de Arruda Botelho, morto no ano passado. A solenidade será realizada na escola do Sesi do Jardim Itamaraty, que receberá placa indicando Arruda Botelho como patrono.

 

Em 2009, essa unidade foi transferida para novo prédio, dando continuidade ao projeto do Sesi de oferecer em todo o estado ensino de qualidade em tempo integral. Com essa proposta, os alunos permanecem o dia todo na escola (das 8h às 17h) realizando vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia. Também recebem alimentação saudável e balanceada supervisionada por nutricionistas.

A escola do Jardim Itamaraty foi projetada com 12 salas de aula, duas áreas de convivência cobertas, biblioteca escolar com acervo atualizado, laboratório de informática educacional, laboratório de ciência e tecnologia, quadra poliesportiva coberta e ambientes administrativos e pedagógicos amplos e confortáveis.

Dos 747 estudantes matriculados, 286 são atendidos no ensino fundamental. A escola também oferece ensino médio para 151 alunos e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para 310 pessoas.

O Sesi-SP desenvolve seu próprio material didático, um diferencial da metodologia conhecida como sistema SESI-SP de Ensino, que engloba processos de ensino, aprendizagem e pesquisa. Essa concepção educacional parte da perspectiva de que toda criança ou adolescente é capaz de aprender quando são oferecidas boas situações de aprendizagem.

O Sesi começou a implantar seu novo modelo educacional em 2007 com o objetivo de oferecer, além do ensino fundamental em tempo integral, ensino médio articulado com a educação profissionalizante do Senai.      

As unidades já entregues no estado oferecem equipamentos modernos e ambientes amistosos para a aprendizagem. Somente neste ano foram inauguradas 15 escolas do Sesi nos municípios de Presidente Epitácio, Mococa, Tambaú, Guararapes, Votuporanga, Vinhedo, Americana, Bragança Paulista, Pirassununga, Descalvado, Jacareí, Avaré, Sumaré, Porto Ferreira e Jardinópolis e duas do Senai-SP, respectivamente, em Ourinhos e Pompéia.

 

Fernando de Arruda Botelho (1948-2012)

O empresário e piloto de avião Fernando de Arruda Botelho transformou sua admiração por aviões em legado cultural, histórico e artístico. Idealizou e presidiu o projeto Demoiselle, que promoveu a construção de réplicas da segunda aeronave desenhada pelo pioneiro da aviação Alberto Santos Dumont, após o voo no 14 Bis.

Durante seu trabalho de resgate da aviação civil brasileira, Fernando de Arruda Botelho patrocinou livros, organizou exposições e pilotou a réplica do Demoiselle, sobrevoando, entre outros locais, o palácio de Versalhes, em Paris.

Arruda Botelho foi o fundador do Broa Fly-In, realizado anualmente, e que se transformou no maior evento de aviação da América Latina. Foi acionista da Camargo Corrêa e por mais de três décadas ocupou posições estratégicas no grupo, considerado um dos maiores do Brasil. Atualmente, a Camargo Correa está presente em 19 países e é referência nos segmentos de Engenharia e Construção, Cimento, Concessões de Energia e Rodovias, Indústria Naval Offshore, Vestuário e Calçados e Incorporação Imobiliária.

O legado do empresário permanece vivo por meio do Instituto Arruda Botelho, que ele fundou e presidiu, e que desenvolve projetos de responsabilidade socioambiental com programas de geração de renda para populações carentes e de preservação ambiental e proteção de animais em risco de extinção.

O Instituto também atua na promoção histórico-cultural com projetos de restauração de construções do século XIX como, por exemplo, o Seminário Bom Jesus, de Aparecida, em São Paulo.

 

A relevância de sua obra foi reconhecida com a outorga de diversos títulos honoríficos e condecorações nacionais e internacionais. Fernando de Arruda Botelho iniciou sua carreira profissional em 1968 na PriceWaterhouse & Peat Co. e de 1973 a 1976 atuou no Bankers Trust, em Nova Iorque, vindo posteriormente a se transferir para a Camargo Corrêa. Foi vice-presidente da Fiesp. Casou-se com Rosana Camargo de Arruda Botelho e deixou três filhos, Daniela, Elisa e Fernando Augusto, e quatro netos, Alexandre, Gabriel, Maria Eduarda e Maria Clara. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x