16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar oferece mais de 2.500 vagas em 57 cursos de graduação

UFSCar oferece mais de 2.500 vagas em 57 cursos de graduação

07/01/2013 15h24 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
UFSCar oferece mais de 2.500 vagas em 57 cursos de graduação

Desde à 0 hora desta segunda-feira, 7, estão abertas as inscrições do processo seletivo 2013 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para estudantes interessados em ingressar no Ensino Superior em uma instituição pública de ensino. Segundo o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), as inscrições se estenderão até a meia-noite do dia 11 de janeiro, seguindo o horário oficial de Brasília. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 e as matrículas estão agendadas para os dias 18, 21 e 22 desse mesmo mês.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, as 2.553 vagas ofertadas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nos 57 cursos de graduação presenciais serão preenchidas por meio desse sistema. O único curso da Universidade que não participa do SiSU é o de Licenciatura em Música, que terá prova específica aplicada no dia 3 de fevereiro para as 24 vagas oferecidas.

No SiSU o candidato pode fazer duas opções de curso, que podem ser para vaga na mesma Universidade. Para cada uma das opções o estudante deverá indicar a modalidade de concorrência, de acordo com o estabelecido pela Lei 12.711/2012, que instituiu a reserva de vagas nas universidades federais e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Na UFSCar, 40% das vagas estão reservadas para aqueles que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública de ensino, sendo metade dessas vagas reservadas para os que tenham renda bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa da família. Na divisão das vagas pelo critério de menor ou maior renda, também é aplicada a reserva para estudantes que se autodeclaram como pretos ou pardos (34,7% das vagas), na forma definida no regulamento.

Durante o período de inscrições é possível mudar as opções escolhidas e também visualizar a nota de corte para cada curso. Cada mudança que o candidato faz altera sua inscrição anterior. Quando aprovado na primeira opção de curso, o candidato será automaticamente retirado do Sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no Sistema e ser convocado na chamada seguinte. Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas primeiras chamadas – feitas pelo SiSU – poderão ainda pedir inclusão, entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro, na Lista de Espera, que será publicada em 18 de fevereiro. A UFSCar utilizará exclusivamente a Lista de Espera para realizar as demais chamadas, em datas que serão divulgadas no regulamento do processo seletivo, a ser publicado oportunamente.

O Termo de Adesão da UFSCar ao SiSU, no qual o candidato pode consultar todos os cursos, vagas e pesos atribuídos para cada uma das notas do Enem 2012, bem como outras informações importantes para essa etapa de inscrições, e o regulamento do processo seletivo 2013 da Universidade podem ser encontrados em www.ufscar.br. Já na página do SiSU na internet, em www.sisu.mec.gov.br, os candidatos poderão consultar os cursos disponíveis e as instituições participantes. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular da UFSCar pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (16) 3351-8152. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x