5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Unidades de Saúde oferecem vacina contra HPV a partir de março

Unidades de Saúde oferecem vacina contra HPV a partir de março

23/01/2014 21h07 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Unidades de Saúde oferecem vacina contra HPV a partir de março

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizará a partir de 10 março em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. A campanha neste ano visa imunizar meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. Só no estado de São Paulo, mais de 2 milhões de doses serão disponibilizadas.

 

A vacina ficará disponível durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. O Ministério da Saúde (MS) está incentivando às secretarias estaduais e municipais de saúde que promovam em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas.

Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) Márcia Pallone, uma reunião está marcada para a próxima segunda-feira (27), no Departamento Regional de Saúde, em Araraquara (DRS III), para definir as diretrizes. “Na reunião vamos receber o informe técnico do MS e nos organizar para a capacitação dos profissionais da rede. Também receberemos detalhes do número de vacinas para São Carlos, material de campanha e orientação de como será o trabalho nas escolas”, disse Márcia.

De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o Brasil a meta é vacinar 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger as mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual. Segundo o MS, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Sobre o HPV – O HPV é vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde, é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo que 32% foram infectadas pelos tipos 16 e 18.  

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x