5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > A magia do circo de pulgas apresentado por três artistas cômicos

A magia do circo de pulgas apresentado por três artistas cômicos

22/11/2012 11h47 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
A magia do circo de pulgas apresentado por três artistas cômicos

Fazendo uma divertida mistura de teatro, mímica e circo o Centro Teatral Etc e Tal chega ao Sesc São Carlos com o espetáculo infantil “O Maior e Menor Espetáculo da Terra” onde fazem um resgate aos já extintos circos de pulgas. O elenco e a direção contam com Álvaro Assad, Melissa Teles Lobo e Marcio Moura. Serão duas apresentações sendo nesta quinta-feira, 22, exclusivamente para grupos agendados às 15h e no sábado, 24, para o público em geral às 16h.

De acordo com o ator, diretor e gestor do grupo Etc e Tal em “O Maior e Menor Espetáculo da Terra” os criadores fazem um resgate da antiga tradição dos circos de pulgas onde os insetos eram treinados e guiados pelo domador e apresentavam os números em pequenos picadeiros em miniaturas.

“Imagine um circo com lonas, malabares, corda bamba, trapézio, microfone, cortinas, porém tudo em miniatura e com personagens minúsculos. Eram assim os circos de pulgas. No entanto, com o passar dos anos, essa arte foi sendo esquecida e os circos de pulgas foram sumindo aos poucos. Nossa intenção é propor um mundo mágico, onde simples pulgas fazem coisas encantadoras. Sem de fato ver as pulgas, os espectadores mergulham em um misto de ilusão e realidade”.

Na história de “O Maior e Menor Espetáculo da Terra” o público conhecerá Pun Ching Oo, da China, a pulga Funâmbula da Argentina, Pul Gardel a pulga bala da Oceania as pulgas gêmeas trapezistas Pulg Lee e Pilg Luu e dentre tantas outras uma inimaginável pulga indomável da floresta do Zimbábue. Todas elas com talentos arrebatadores e incrivelmente trabalhados por um trio de cômicos mestres de cerimônias, conduzindo o público a ver o que não pode ser visto e imaginar um extraordinário mundo mambembe em miniatura.

Criado em 1993, o Centro Teatral Etc e Tal trabalha com uma linguagem própria, desenvolvendo seus projetos mesclando teatro, mímica e humor, preocupando-se sempre em interagir com o público. “Nossa principal característica é buscar mesclar linguagens cênicas em nossos repertórios. Neste espetáculo o desejo de trabalhar com a manipulação e tetro em miniatura nos levou ao universo circense e a possibilidade deste desafio”, diz o diretor Álvaro Assad.

O Etc e Tal já se apresentou em países como Alemanha, Dinamarca, Portugal, França, Argentina e Paraguai. “A mímica com seu rigor gestual em concordância com o humor popular é a busca cotidiana que eu, Melissa e Mauro fazemos”, ressalta Álvaro.

O espetáculo já passou por Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo, com público estimado de 10.000 pessoas e foi contemplado com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2011.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x