5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Ciclo propõe debate sobre cultura popular

Ciclo propõe debate sobre cultura popular

26/08/2014 20h36 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ciclo propõe debate sobre cultura popular

A Oficina Cultural em São Carlos oferece nesta quarta-feira, 27, dentro do ciclo de estudos sobre cultura tradicional e contemporaneidade a palestra “De Sons, Ritos e Festas” com o professor do Instituto de Artes da Unesp e pesquisador de Cultura e Música Popular Brasileira, Alberto T. Ikeda. 

O evento acontece a partir das 19 horas e tem entrada franca. Na sequência ocorrerá a apresentação da prática cultural popular da Congada com grupo de danças brasileiras Girafulô. A Oficina Cultural fica na Rua São Paulo, 745, Centro.

Neste encontro, cujo formato mescla palestra tradicional e vivência de dança e música, Ikeda falará sobre as expressões da cultura tradicional popular paulista, centrada em aspectos históricos e sociológicos da formação e dinâmica da cultura caipira, e demonstrará os ritmos populares utilizando viola caipira, cavaquinho e percussão. O programa é voltado para educadores, mas está aberto a interessados.

A Congada é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana presente no sudeste do Brasil e pesquisada pelo grupo. As apresentações do grupo são realizadas de forma lúdica e interativa fazendo com o que o público participe dançando e cantando. Durante a atividade as pessoas presentes são convidadas a entrar na roda e participar das danças e brincadeiras propostas pelo grupo.

O Girafulô nasceu em São Carlos no ano de 2006, desde então celebram a vida por meio das danças e brincadeiras da cultura popular brasileira. O grupo realiza apresentações e oficinas em diversos lugares da cidade e região. Atua também em escolas junto a crianças e professores com o objetivo de trabalhar a valorização e conhecimento da cultura popular por meio das danças e brincadeiras, buscando aliar as práticas da cultura popular ao cotidiano das pessoas envolvidas.

“Ambas as atividades tem o objetivo promover uma reflexão sobre o lugar da cultura tradicional no mundo contemporâneo. Abordando questões como preservação, renovação, trocas e influências mútuas em diferentes expressões artísticas e práticas culturais”, ressaltou Ikeda.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x