10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Música mistura o instrumental de São Carlos e o funk de Araraquara

Música mistura o instrumental de São Carlos e o funk de Araraquara

10/09/2016 12h44 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Música mistura o instrumental de São Carlos e o funk de Araraquara

“Zero”, “Caeu” e “Loiuse do Brésil” são as três músicas que compõem o EP Cru, trabalhado lançado em outubro de 2015 e responsável por ter projetado Liniker e os Caramelows. Nos shows, outras músicas apareceram e se tornaram queridinhas do público, como “Tua” e “Sem nome, mas com Endereço”. No dia 16 de setembro, o grupo lança o primeiro disco da carreira: Remonta. Mas antes disso, a banda libera uma faixa inédita que estará no álbum. Trata-se de “BoxOkê”, disponível nas plataformas de streaming.

A música reúne Liniker e os Caramelows, a rapper Tássia Reis e a banda instrumental Aeromoças e Tenistas Russas, exaltando assim a força do interior paulista na cena atual. “BoxOkê traz o rap de Jacareí, o instrumental de São Carlos e o funk de Araraquara”, define o baixista Rafael Barone – um dos Caramelows ao lado de William Zaharanszki (guitarra), Pericles Zuanon (bateria), Márcio Bortoloti (trompete) e Renata Éssis (backing vocal).

Assinada por Tássia e Liniker, a faixa brinca com a ideia de músicas cantadas no chuveiro. “Tenho uma conexão muito forte com água. Vou lavar louça e começo a cantar”, conta a rapper. “A música tem um groove preto, suingado e é também de resistência. Tanto que a gente fala que ‘vai passar três batons para ninguém ensaboar a gente'”, diz Liniker.

“Recebemos a primeira versão e tivemos liberdade para criar”, conta Eduardo Porto, baterista do Aeromoças e Tenistas Russas.

“BoxOkê” chegou nas plataformas de streaming ontem e integra o disco Remonta, que foi gravado no Red Bull Studios São Paulo e teve produção de Marcio Arantes (responsável pelo disco Efêmera, de Tulipa Ruiz, além de ter trabalhado em músicas de Maria Bethânia, Ná Ozzetti, José Miguel Wisnik, entre outros).

Aeromoças e tenistas russas – Aeromoças e Tenistas Russas é um projeto de música instrumental liberto de rótulos e formatações. Constrói sua autoralidade na livre experimentação estética com base na mistura consciente de elementos rítmicos, timbrísticos, harmônicos e melódicos. 

Em 8 anos de carreira o grupo de São Carlos/SP consolidou-se no cenário da música independente brasileira utilizando como principais estratégias a intensa circulação para realização de espetáculos – foram mais de 300 shows realizados em 20 estados brasileiros e nos países vizinhos Argentina e Uruguai; e a constante produção de conteúdo com 3 discos lançados.

Tássia Reis – Tássia dos Reis Santos, conhecida como Tássia Reis somatiza trabalho, talento, empoderamento e representatividade. Sobretudo por ser uma “mulher negra, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vinda do interior “.

Além de sua arte, Tássia faz questão de mostrar seu engajamento pela luta contra o preconceito. 

Liniker e os Caramelows – O grupo se formou despretenciosamente, gravado ao vivo na sala de um dos integrantes, apenas três faixas, sem fírulas, mas com afeto. Por isso, o EP de estreia de Liniker e os Caramelows – lançado no YouTube em outubro de 2015 – foi chamado de Cru. A resposta do público foi inesperada. Milhões de visualizações nos vídeos das músicas Caeu, Louise du Brésil e Zero levaram a banda formada em Araraquara por uma turnê extensa. Foram mais de 80 shows em apenas oito meses. Passado este primeiro momento, o grupo entrou no Red Bull Studios São Paulo para registrar o seu primeiro disco: Remonta.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x