5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Nesta sexta o batuque é das meninas no Sesc Araraquara

Nesta sexta o batuque é das meninas no Sesc Araraquara

14/10/2016 12h25 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Nesta sexta o batuque é das meninas no Sesc Araraquara

No mês de outubro o projeto “Batuques e movimentos” do Sesc de Araraquara apresenta encontros para celebrar a música e as manifestações culturais que vieram do continente Africano e aqui passaram pelo processo de antropofagia, resultando em algo que vai além do que chamamos de Brasil. Na sexta (14), às 20h, Coco de Oyá abre o projeto com uma grande festa – coco de roda, baiana alagoano e ciranda praieira estarão compondo esta celebração, que conta com entrada franca. 

Formado por Rafaella Nepomuceno, Kelli Garcia e Mônica Santos, as três mulheres trabalham cantigas de raiz através da combinação de voz e percussão, somando esta força com a energia do sagrado feminino. No repertório, cantigas da cultura tradicional e canções autorais. O show começa com a cantiga para Oyá, repleta de efeitos sonoros que remetem aos ventos que precedem as tempestades. Na sequencia, tocam cocos tradicionais e autorais. Mas não fica por aí, o grupo segue com uma sessão de baianás das Alagoas, e para terminar, não podia ser diferente: uma roda de ciranda feita com as meninas, e todo o público.

O Coco é um estilo de origem discutível, muito conhecido no Nordeste e disseminado culturalmente através do Quilombo dos Palmares. O nome se deu por conta do ritmo inspirado na quebra do coco para retirada de amêndoas e sua forma musical é cantada acompanhada apenas por percussão. 

 

Serviço:

“Coco de Oyá”

Dia: 14/10, sexta

Horário: 20h

Local: Garimpo

Classificação: Livre

Grátis

Sesc Araraquara

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x