5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Palestra no Observatório aborda a primeira imagem de um buraco negro

Palestra no Observatório aborda a primeira imagem de um buraco negro

26/04/2019 06h02 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Palestra no Observatório aborda a primeira imagem de um buraco negro

O tema da Sessão Astronomia deste sábado, 27 de abril, às 21 horas, será “A Primeira Sombra de um Buraco Negro”.
Os palestrantes serão André Luiz Moro Roos De Oliveira e Natália Palivanas, da equipe do Observatório. Eles abordarão a celebrada primeira imagem de um buraco negro, feita pela equipe do Event Horizon Telescope, no dia 10 de abril.
A Sessão Astronomia é um programa de palestras do Observatório Dietrich Schiel criado em 1992. São palestras proferidas pelos membros da equipe do Observatório e convidados. O programa tem como objetivo aprimorar os talentos dos estudantes de graduação na divulgação científica. Pesquisando, preparando e apresentando palestras sobre os mais diversos temas de Astronomia e Astronáutica, os estudantes levam informação atualizada ao público numa linguagem acessível e descontraída. As palestras são supervisionadas por um profissional da área e apresentadas para os membros da equipe do Observatório antes da apresentação pública.
O evento acontecerá no anfiteatro do Observatório, que fica na Área 1 do Campus da USP em São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Evento gratuito e sem inscrição prévia. Capacidade do auditório: 45 lugares.
Observar o Sol : Neste domingo, 28 de abril, haverá no Observatório mais uma edição do Domingo Solar. O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e acontece à tarde, entre 14 e 16 horas.
O Domingo Solar é observação do Sol de forma segura utilizando-se vários métodos. Telescópios especialmente equipados para a observação solar são colocados à disposição do público. Na sala solar, a decomposição da luz do Sol em uma faixa multicolorida – o espectro solar – permite sabermos do que o Sol é feito. Os domingos solares acontecem em duas ocasiões mensalmente: no segundo (das 10 às 12 horas) e no último (das 14 às 16 horas) domingo de cada mês.
Importante: nunca olhe diretamente para o Sol, muito menos com óculos escuros, filmes fotográficos velados, chapas de radiografia ou quaisquer instrumentos ópticos. Para uma observação segura do Sol, consulte um astrônomo ou compareça a um Domingo Solar.
O Domingo Solar acontece nas dependências do Observatório Dietrich Schiel, que fica na Área 1 do Campus da USP em São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada gratuita e sem inscrição prévia. A observação depende de condições meteorológicas favoráveis.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x