5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Programa Ensino Básico em Revista une educação e comunicação

Programa Ensino Básico em Revista une educação e comunicação

09/05/2013 22h50 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Programa Ensino Básico em Revista une educação e comunicação

O Programa Ensino Básico em Revista comemora quatro anos no ar sendo transmitido pela Rádio UFSCar 93,5FM todos os sábados às 13h. O programa, comandado pelos professores Antonio da Silva, Clésio Aniceto e José Maurício Ortega, nasceu a partir de um projeto de Edu-comunicação na escola Estadual Jesuíno de Arruda em São Carlos. O projeto existe desde 2004 e era transmitido inicialmente pela Rádio São Carlos.

 

O Ensino Básico em Revista abre espaço para alunos do ensino fundamental e médio discutirem assuntos do dia-a-dia das escolas contando com participações de convidados especiais que contribuem com temas diversos. Outra característica é que em alguns programas os alunos podem apresentar performances ao vivo, seja de música, interpretação de um personagem literário, citação de poemas escritos por eles ou promoverem bate-papos.

O professor de História, Antonio da Silva, fala sobre a dinâmica do programa e sua relevância para o aprendizado dos alunos. “Eles são os protagonistas neste programa. Muitas vezes os mesmos definem a pauta do dia, o que tem desenvolvido uma cultura de comunicação dentro da escola. Os temas são os mais variados possíveis e é uma porta de entrada para que os alunos mostrem seus talentos para a música, artes, literatura entre outras áreas. Inclusive através do projeto temos ex-alunos seguindo carreira profissional na área da comunicação, ou seja, através de trabalhos como este, algumas pessoas sentem-se motivadas a estudarem mais e entrar nesse ramo”.

O programa já contou com a participação de políticos, juízes, promotores e até adestrador de cães que falam sobre suas profissões e dão dicas em diversas áreas aos ouvintes. “Os profissionais são uma assessoria aos alunos para que tenham uma visão de possíveis profissões que eles virão a ter no futuro, o que é bastante agregador aos jovens”, ressalta Antonio da Silva.

José Maurício Ortega, professor de Ciências da escola Jesuíno de Arruda, completa: “Uma escola ter um programa de rádio é uma iniciativa pioneira que traz inúmeros benefícios aos alunos. Toda vez que se fala em projeto que seja diferente daquilo que a escola faz normalmente que é aula, lousa, giz, professor e aluno há um ganho na convivência no aprendizado e na desenvoltura dos alunos. Esse trabalho tem muitos aspectos positivos, um deles é que envolve não só os alunos como os professores, família e profissionais diversos. Ou seja, acaba-se formando uma comunidade de educação que é muito importante”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x