21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Projeto Guri reúne 700 crianças e jovens em São Carlos

Projeto Guri reúne 700 crianças e jovens em São Carlos

18/06/2013 22h03 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Projeto Guri reúne 700 crianças e jovens em São Carlos

O Projeto Guri – considerado o maior programa sociocultural brasileiro que oferece, desde 1995, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão – realizou na tarde de ontem, 18, na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, uma apresentação que contou com a participação de 350 crianças e jovens de cidades da região. Hoje, 19, a oficina irá receber novamente, a partir das 13h, outros grupos com cerca de 350 pessoas.

 

Crianças e jovens de 6 a 17 anos de idade, de cidades da região como Santa Gertrudes, Rio Claro, Dois Córregos, Lençóis Paulista, São José do Rio Pardo, Barra Bonita, Iguaçu do Tietê, Vargem Grande do Sul, Jaú, entre outras, lotaram o espaço da Oficina Cultural que contou com apresentações de canto coral durante toda a tarde. Este é o terceiro encontro anual que acontece em São Carlos.

De acordo com o coordenador regional do Projeto Guri, Davi Bovolenta, o objetivo do evento é propiciar o desenvolvimento pedagógico, artístico e social dos alunos. “Graças à parceira com a Oficina Cultural há três anos realizamos este encontro que uni em dois dias 700 crianças e jovens que fazem parte dos corais do projeto, dando a elas a oportunidade de apresentarem todo o resultado obtido dentro das salas de aulas, algo que para elas é muito importante e enriquecedor para sua formação pessoal”.

A supervisora de desenvolvimento social do polo regional São Carlos, Dóris Lopes, ressalta que até agora, graças aos trabalhos sociais do projeto, muitos “guris” já foram tirados de situações de riscos e vulnerabilidade social, já que o principal foco do projeto é atender primeiramente às pessoas sujeitas a esse tipo de condição. “Procuramos articular as redes dos municípios, direcionando alunos para os serviços, o trabalho do Projeto Guri é totalmente pautado nos direitos da criança e do adolescente, para dar a eles melhores condições de desenvolvimento e qualidade de vida”.

Dóris completa: “O resultado desses trabalhos não poderia ser melhor, percebemos que alunos que antes ficavam nas ruas, em situações de risco, após integrarem ao projeto, passaram a enxergar perspectivas melhores de vida. Já inclusive encontramos muitos talentos entre os alunos que hoje atuam em diversas áreas da música e até como professores e coordenadores do próprio Projeto Guri”.

O Projeto Gurti atende crianças e jovens nos períodos de contraturno escolar e oferece cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão.  Mais de 49 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o Estado de São Paulo.

O projeto é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com cerca de 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), enquanto a gestão das unidades da Capital é feita pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas.

Além de apresentar aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém vivas as raízes culturais da própria comunidade. As atividades são sempre praticadas em grupo, o que estimula a participação dos alunos. Todos fazem parte de uma equipe que passa pelos mesmos desafios e aprendizado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x