16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Calote no comércio cresce 1,98% em 2013

Calote no comércio cresce 1,98% em 2013

18/07/2013 11h07 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Calote no comércio cresce 1,98% em 2013

Os dados registrados pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mantido pela Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) revelam que houve um aumento de 1,98% no registro de maus pagadores no primeiro semestre de 2013 em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Entre janeiro e junho de 2012 houve um total de 11.377 inclusões na lista de inadimplentes mantidas pelo SCPC. Neste ano, no mesmo período analisado, este número saltou para 11.593.

Os dados da Acisc que tratam das exclusões também não trazem boas notícias para os lojistas. Afinal, o volume de exclusões da lista de maus pagadores do SCPC, ou seja, o volume de pagamentos de antigas dívidas, recuou 20,97%. Entre janeiro e junho de 2012, um contingente de 12.785 consumidores honrou seus débitos. Nos primeiro semestre de 2013, o número de clientes que pagaram dívidas antigas recuou para 10.103.

 

OTIMISMO – Para o presidente do Sincomercio São Carlos e do Conselho do Comércio Varejista da Fecomercio, Paulo Roberto Gullo, embora a situação seja preocupante, ela não chega a ser desesperadora. “Nós estamos vivendo períodos de várias turbulências, seja na economia internacional seja no momento político do país. É verdade que tudo isso afeta o Brasil. Por outro lado, São Carlos continua recebendo grandes investimentos e o comércio está mais forte a cada dia. Em breve vamos inaugurar o Savegnago e a perspectiva é de um segundo semestre muito melhor do que o primeiro. No final do ano deveremos ter a inauguração do Makro”, ressalta ele.

Ele ressalta que apesar dos contratempos, o varejo deve continuar crescendo, pois temos pleno emprego, crescimento da renda e temos disponibilidade de recursos no sistema bancário”, enfatiza.

 

RECUPERAÇÃO – O presidente da ACISC, Alfredo Maffei Neto, afirma que possui o denominado SCPC – Recuperação, um setor de cobrança totalmente amigável, que possui um sistema rápido e simples de quitação de débitos. “Nossa equipe permanece à disposição dos consumidores na Unidade ACISC localizada no Box 2 do Mercado Municipal”, lembra Alfredo Maffei Neto.Os telefones do SCPC | Recuperação são: (16) 3501 5444 e 3501

 

NACIONAL – Dados da Boa Vista Serviços – administradora do SCPC, com abrangência nacional, indicam que a variação mensal de novos registros de inadimplentes foi de -0,8% em junho de 2013, descontados os efeitos sazonais. No resultado acumulado de janeiro até junho de 2013, contra o mesmo período de 2012, houve retração de 2,4%. Já na comparação dos últimos doze meses (jul/12 a jun/13) com os doze anteriores (jul/11 a jun/12), o indicador recuou 1,3%.

Ao longo do primeiro semestre do ano, os registros de inadimplentes mantiveram a tendência de queda iniciada no final do ano passado resultante das melhores condições de crédito da economia, dos aumentos na renda da população e da manutenção da taxa de desemprego significativamente abaixo de sua média histórica. Ademais, mesmo com a recente reversão da política monetária – aumento acumulado em 75 p.p. da taxa básica de juros em 2013 – a Boa Vista Serviços avalia que, dada a expectativa de um menor ciclo de aperto monetário, somada às boas perspectivas para o ano do mercado de trabalho no Brasil, o indicador deve continuar a desacelerar, fechando o ano com números levemente inferiores aos de 2012.

O valor médio das dívidas incluídas em junho foi de R$1.416, sendo 3,28% maior que o observado em maio, após a realização de ajustes de sazonalidade e inflação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x