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Itirapina abrigará fábrica da Honda de R$ 1 bilhão

06/08/2013 23h35 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Itirapina abrigará fábrica da Honda de R$ 1 bilhão

A montadora japonesa de veículos Honda, que fabrica automóveis em Sumaré (SP) na Região de Campinas, terá sua segunda fábrica no Brasil. A nova planta produtiva funcionará em Itirapina, na Região de São Carlos. O objetivo da multinacional é produzir um veículo compacto na sua nova unidade. O investimento será de R$ 1 bilhão e a nova unidade deverá ser construída às margens da Rodovia Washington Luís, nas proximidades do centro logístico da empresa Rumo.

 

A pequena Itirapina, com 15,5 mil habitantes, vai entrar no mapa da indústria automobilística brasileira e se somar a São Carlos num novo pólo automotivo na Região Central Paulista. São Carlos abriga, desde 1996, a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil.

Desde a inauguração de sua fábrica no Brasil, em 1997, a Honda quer entrar nessa faixa de mercado. A fábrica de Sumaré, no interior de São Paulo, foi aberta com o sedã Civic e hoje também produz o sedan City e o monovolume Fit.

Com capacidade para 140 mil carros ao ano, a fabrica de Sumaré opera no limite em dois turnos de trabalho e com horas extras, Em visita ao Brasil em outubro, o presidente mundial da Honda, Takanobu Ito, havia antecipado ao Estado planos de uma nova fábrica no país.

O anúncio oficial será feito hoje. A direção da Honda deverá divulgar detalhes do projeto, como capacidade de produção e geração de empregos. Procurada ontem, a montadora não quis antecipar as informações.

De janeiro a julho, as vendas da Honda cresceram 8,6% em comparação a igual período do ano passado, com 77,3 mil unidades, segundo a Federação. Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O mercado de automóveis e comerciais leves cresceu 2,42% (2,03 milhões de unidades).

 

PEGO DE SUPRESA

O prefeito José Maria Cândido (PMDB) afirmou nesta terça-feira, 6, com exclusividade ao Primeira Página, que foi tomado de “surpresa” com a novidade. “Fiquei sabendo hoje (terça) desta notícia pela imprensa nacional. Se o fato se confirmar vai promover um grande desenvolvimento em Itirapina, inclusive com um salto na arrecadação de impostos e geração de empregos. Mas, como disse, a Honda nunca se pronunciou sobre a intenção de investir no município. Nosso município tem gás natural, ferrovias, rodovias e uma localização estratégica no centro do Estado de São Paulo. Isso sem falar no potencial tecnológico de São Carlos, que está ao lado de nossa cidade. Não concedemos qualquer incentivo e torcemos para que este investimento se confirme. Tomara que isso não seja um sonho. Seria uma conquista de toda a região”, conclui ele. 

 

PLANTA DEVE SER INAUGURADA EM 2015

A fábrica de automóveis da Honda de Itirapina deve ser inaugurada em 2015. Antes, o grupo iniciará a produção de um utilitário-esportivo, rival do Ford EcoSport, em Sumaré. O modelo cotado é o Urban SUV, apresentado em janeiro no Salão do Automóvel de Detroit, nos EUA.

Com o modelo compacto, a Honda segue a estratégia de outra montadora japonesa, a Toyota, que lançou no ano passado o Etios, produzido na nova fábrica, em Sorocaba. A coreana Hyundai inaugurou fabrica em Piracicaba em 2012 com o compacto HB20.

Projetos. O Estado de São Paulo, que abriga 11 montadoras e receberá mais três, também está na disputa pela fábrica de automóveis que a Mercedes-Benz pretende construir. No fim de semana, a revista alemã Der Spiegel confirmou o plano e disse que a fábrica, se confirmada, terá capacidade para 20 mil unidades ao ano do sedã Classe C.

A chinesa Chery, que previa inaugurar em dezembro sua fábrica em Jacareí, estendeu o prazo para o primeiro semestre de 2014. A também chinesa MetroShacman confirmou investimento de R$ 400 milhões na produção anual de 10 mil caminhões em Tatuí, a partir de meados do próximo ano.

Para o diretor do Centro de Estudos Automotivos (CEA), Luiz Carlos Mello, São Paulo é o melhor centro logístico, além de ser o maior mercado consumidor de carros. “Com a rede de rodovias e infraestrutura, cidades do interior são mais viáveis do ponto de vista logístico que muitos Estados.”

A indústria investirá US$ 30 bilhões no período 2013-2017 em ampliação de capacidade, produtos e inovação no Brasil, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores(Anfavea). A capacidade produtiva anual saltará e 4,5 milhões para 5,7 milhões de veículos. A previsão da Anfavea é de vender 5,6 milhões de veículos por ano a partir de 2017.

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