5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Parcela do 13° aquece compras de Natal

Parcela do 13° aquece compras de Natal

30/11/2012 10h32 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Parcela do 13° aquece compras de Natal

Para quem ainda não recebeu o benefício do 13° salário, nesta sexta-feira, 30, é a data limite para o pagamento da primeira parcela, e o dia 20 de dezembro para a segunda. Conseqüentemente, o comércio de São Carlos está à espera dos consumidores, que poderão injetar na economia da cidade cerca de R$ 167.055.282.08, somando aposentados e trabalhadores com carteira assinada, a partir dos dados passados pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2011.

Segundo Fabrício Dantas, gerente de uma de loja de eletroeletrônicos do centro da cidade, essa semana as vendas aumentaram 12%, mas a expectativa é de que aumente até 30% no período mais próximo do Natal. “Esperamos um crescimento de 30% em relação ao ano passado, que a venda foi excelente, principalmente em dezembro”. Dantas ressalta que o recorde de procura estão sendo os aparelhos celulares, sobretudo os smartphones, a linha marrom com as televisões e no final do ano há uma procura maior em relação a linha branca também.

Para aquecer a economia são-carlense, além do 13° o comércio passa a ter horários especiais de funcionamento. De acordo com a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), todos os sábados que antecedem o Natal passam a funcionar o dia todo, das 9h às 17h. Esse horário foi definido especialmente para o mês de dezembro, sobretudo em decorrência do pagamento da parcela do 13° salário.

Neste sábado (1) o comércio abre às 9h e fecha às 17. Nos dias 8; 15 e 22 segue o mesmo ritmo. E no último domingo (23), antecedendo o Natal, o comércio ficará aberto das 10h às 16h.

“Amanhã (sábado) esperamos um número muito grande de pessoas em nossa loja”, diz Dantas, referindo-se ao horário especial do comércio no sábado. Ele afirma que em média, com movimento das compras, aguardam um número que gira em torno de 70 pedidos dos clientes por dia.

Já Gilmar Betoni, gerente de uma loja de vestuário, cama, mesa e banho, a partir de ontem sentiu o aquecimento no comércio. “Ficar aberto neste sábado vai dobrar nosso movimento”.

Ele ressalta que no começo do mês as vendas são altas nos setores de cama, mesa, banho e tapeçaria, e que no dia 10 de dezembro entra o departamento de vestiário, para presentes e uso próprio. “Aguardamos um crescimento de 10 a 15% na área”, fala Betoni.

Porém, um setor que não está aquecido são os brinquedos para o Natal. Mas, Cláudio Lavanboski, priprietário de uma loja de brinquedos, diz que com o pagamento do 13° aquecerá o comércio. “Para nós a época do Natal e do Dia das Crianças são as melhores”, fala. Ele afirma que os brinquedos mais procurados são carrinhos com controle remoto e bonecas de variados tamanhos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x