5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Bombeiros mostram a jornalistas como é uma vistoria

Bombeiros mostram a jornalistas como é uma vistoria

01/02/2013 20h24 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Bombeiros mostram a jornalistas como é uma vistoria

O Corpo de Bombeiros realizou uma vistoria técnica em uma casa noturna, na zona sul da Capital, na manhã desta sexta-feira (1º). A análise foi acompanhada pela imprensa e faz parte da Operação Prevenção Máxima, iniciada por determinação do governador Geraldo Alckmin na última terça-feira (29), para evitar casos como o incêndio de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no qual mais de 230 pessoas morreram.

 

A operação Prevenção Máxima envolve cerca de 300 equipes de bombeiros em todo o Estado e prevê a intensificação da fiscalização de locais chamados, tecnicamente, de “reuniões públicas” como casas noturnas e afins.

Os jornalistas puderam acompanhar de perto todos os procedimentos realizados pelos profissionais do Corpo de Bombeiros na vistoria técnica orientativa na casa noturna, na Rua Quatá.

Durante a análise, os repórteres foram informados sobre equipamentos, instalações e procedimentos de segurança necessário para garantir a segurança dos freqüentadores e funcionários do local.

Segundo o capitão Marcos Palumbo, “a meta estabelecida pelo Corpo de Bombeiros é uma média de 300 vistorias diárias”.

Apenas na última quarta-feira (30), 303 estabelecimentos foram vistoriados em todo o Estado. O Corpo de Bombeiros divulgou o resultado das 39 vistorias da Capital, dessas, 13 estão em conformidade.

 

Cooperação

O governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinaram ontem (31) um protocolo de cooperação para a fiscalização de casas noturnas da Capital. O documento prevê que o Corpo de Bombeiros e os fiscais municipais atuem conjuntamente em vistorias a estes estabelecimentos.

“Uma fiscalização conjunta é mais eficaz, traz melhores resultados, com a realização mais efetiva e proteção à vida das pessoas”, destacou o governador.

A parceria com as prefeituras, como a da Capital, é importante porque cabe aos municípios o poder de conceder alvarás de funcionamento e, quando for o caso, cassá-los ou autuar propriedades que estejam irregulares na questão da segurança.

Pela legislação, a adoção de procedimentos preventivos é um dos fatores levados em conta pelas prefeituras para conceder licenças. Neste contexto, cabe aos Bombeiros analisar se os estabelecimentos atendem as normas previstas no Regulamento de Segurança contra Incêndio em Edificações e Áreas de Risco, publicado em decreto do governador em 2011.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x