5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Polícia Civil desmantela quadrilha de furtos e roubos de veículos

Polícia Civil desmantela quadrilha de furtos e roubos de veículos

07/11/2014 22h06 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Polícia Civil desmantela quadrilha de furtos e roubos de veículos

A Polícia Civil realizou na última quarta-feira, 5, a Operação Caranguejeiros com o intuito de desmantelar uma quadrilha que estava atuando em toda a região. No total aproximadamente 60 policiais das cidades de Araraquara, Matão, Motuca, Brotas, Ibaté e São Carlos participaram da ação que resultou na prisão de 13 pessoas que estavam sendo investigadas pelo Ministério Público por relação a crimes de furtos e roubos de veículos.

De acordo com o delegado Edmundo Ferreira Gomes, titular da Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes (Dise) e que está respondendo temporariamente pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), as investigações começaram na Delegacia de Matão sendo levadas até o conhecimento da DIG de Araraquara, que ingressou no caso, e no dia da operação contou com o apoio das unidades policiais de cada cidade.  

Para o delegado, a Operação Caranguejeiros é de extrema importância, pois consegue desmantelar uma quadrilha inteira, em todos os setores do crime, desde o furto ou roubo do veículo até a venda e o receptador. “A eficácia é completa quando consegue prender a quadrilha inteira, desmantelando todo o processo do crime, começando por quem executa o furto ou o roubo, pela pessoa que recolhe e guarda o veículo, em seguida leva para o destino de adulteração ou desmanche e depois até o receptador que distribui os veículos novamente para circulação”, observou. 

Gomes destaca que a quadrilha estaria se revezando nas cidades para cometer o crime e quem reside em um município estaria furtando ou roubando veículos em outro. “As ações dos criminosos são compartilhadas, a pessoa que furta ou rouba não mora na cidade onde praticou o crime, é de outra, para explicar, o criminoso de São Carlos agia em outro município, o de Araraquara ou Matão, poderiam estar subtraindo os veículos aqui”, revelou. “Muitas vezes um membro da quadrilha não conhece o outro, apenas sabe que existe o processo seguinte”, completou.

No total13 homens foram presos por ordem da Justiça de Matão e encaminhados para o Anexo de Detenção Provisória (ADP) de Araraquara e Centro de Triagem (CT) de Jaboticabal. A Polícia Civil recolheu diversos objetos que poderão ajudar nas investigações, como telefones celulares, pendrives, módulos para veículos, livros e cadernos com nomes de diversas pessoas e empresas, além de chaves de carros, ferramentas preparadas para arrombamento de veículos e caminhões, jogos de ponteiros, pinos de remarcação de chassis, computadores, maleta com aparelho de rastreamento automotivo, caixa com cinco gavetas com micro chip para confeccionar chaves para veículos de diversas marcas e modelos, cabos de conexões automotivas, aparelho para programação de chaves, vários rádios comunicadores (HTs), alguns na freqüência da Polícia Militar.

Na cidade de São Carlos foram apreendidos seis caminhões, com placas de São Carlos, Ribeirão Preto, São Simão, Monte Alto, e Teresina (PI), além de uma Saveiro, um Honda Civic e até um guincho. 

A Polícia Civil de Matão e da região continuam fazendo o mapeamento dessas quadrilhas para coibir furtos e roubos de veículos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x