5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Prisão de menores aumenta 177% em São Carlos

Prisão de menores aumenta 177% em São Carlos

11/05/2013 13h59 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Prisão de menores aumenta 177% em São Carlos

O número de prisões de menores, chamada de “menores apreendidos por ato infracional” nos meios policiais, saltou 177% em abril de 2013 em comparação ao mesmo período de 2013. No quarto mês do ano passado houve um total de 27 apreensões de menores por crimes cometidos no município. Em abril deste ano o número avançou para 75. Estas informações constam do relatório de produtividade da Primeira Companhia do 38º Batalhão da Polícia Militar de São Carlos.

 

Mas o volume de todos os atos infracionais, incluindo os que não resultaram em apreensões, saltaram ainda mais. O número cresceu de 17 para 54, o que representa um crescimento de 217,64%.

“O que nos chama mais a atenção nos número de abril é o grande número de registro de atos infracionais, que são os crimes cometidos por menores. Tivemos 27 menores recolhidos ao NAI (Núcleo de Atendimento Integrado) em abril de 2012. Neste ano, no mesmo mês, o número saltou para 75, ou seja, praticamente triplicou. Na maioria destes atos infracionais o crime foi roubo, com violência ou grave ameaça. Triplicamos a detenção de menores que cometeram delitos”, ressalta o comandante da Primeira Companhia da PM de São Carlos, capitão Jeferson Lopes Jorge.

 

A FAVOR DE MUDANÇAS NAS LEIS – O oficial da Polícia Militar faz coro ao governador Geraldo Alckmin e também a todos os que pregam a redução da maioridade penal. “Eu vejo com muita preocupação a presença do menor no crime. Estive em outros países e conheci outras legislações. Infelizmente percebemos que o Congresso Nacional está mais preocupado em medir forças com o Poder Judiciário do que arregaçar as mangas e entender a necessidade, no meu ponto de vista, de atualizar a legislação penal, que é de 1940”.

Jorge concorda com leis mais rigorosas para penalizar os menores que cometerem crimes. “Existe uma proposta do governador neste sentido. Na minha opinião, chegou a hora de acabar com estas penas brandas para os menores. Os números mostram a realidade. Os menores estão envolvidos, sim, em crimes graves. As quadrilhas geralmente têm menores infiltrados porque sabem que eles são inimputáveis. Eles podem votar para presidente da República e não podem pagar pelos seus crimes. A imprensa está percebendo este  clamor e cobrando os legisladores. Não tenho dúvidas de que é preciso atualizarmos as leis”

“O que nos chama mais a atenção nos número de abril é o grande número de registro de atos infracionais, que são os crimes cometidos por menores. Tivemos 27 menores recolhidos ao NAI (Núcleo de Atendimento Integrado) em abril de 2012. Neste ano, no mesmo mês, o número saltou para 75, ou seja, praticamente triplicou. Na maioria destes atos infracionais o crime foi roubo, com violência ou grave ameaça. Triplicamos a detenção de menores que cometeram delitos.

 

COMBATE AO CRIME

Vistoria em motocicletas aumenta 88,26% em abril de 2012

 

O grande volume de assaltos cometidos com o uso de motocicletas levou a polícia a ampliar a fiscalização destes veículos. Em abril do ano passado foram vistoriadas 605 motos. Neste ano o volume avançou para 1.139, o que mostra um crescimento de 88,26% no registro deste tipo de trabalho policial. “A razão de termos intensificado este tipo de fiscalização é o modus operandis de alguns indivíduos, que estavam cometendo crimes, principalmente roubos com estes veículos e sempre em duplas. Estes indivíduos foram identificados e presos. Logramos êxito em fazer com que o crime de roubos baixassem”, afirma o oficial da PM.

 

TRÁFICO DE DROGAS – O volume de prisões por tráfico de drogas teve uma alta de 57,14% em abril de 2013 ante ao mesmo período de 2012. Foram 28 este ano contra 16 no ano anterior.

 

PRISÕES EM FLAGRANTE – As prisões em flagrante aumentaram 10,86% em abril deste ano diante do mesmo período do ano anterior. O relatório da Polícia Militar revela que foram efetuadas em abril de 2012 um total de 46 prisões em flagrante. Neste ano o volume saltou para 51.

 

MAIO – O comandante Jorge enfatiza que a primeira semana de maio foi marcada por um trabalho intenso da Polícia Militar com resultados excelentes. Segundo ele, se for mantido o nível de ocorrência destes primeiros dias do mês, maio fechará com a redução de todos os crimes que são aferidos pela Polícia Militar de São Carlos. “As operações foram feitas, assim como as abordagens. As denúncias anônimas têm nos ajudado muito. A população está ajudando muito a polícia, através de denúncias anônimas. Através da parceria com a Polícia Civil, principalmente com a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), temos trocado informações”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
PauloP
PauloP
10 anos atrás

Cana pra bandidinho de 16 anos como adulto já!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x