9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Altomani tem aprovação do Estado para internacionalizar aeroporto da TAM

Altomani tem aprovação do Estado para internacionalizar aeroporto da TAM

18/10/2013 10h46 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Altomani tem aprovação do Estado para internacionalizar aeroporto da TAM

O prefeito Paulo Altomani e o deputado estadual Roberto Massafera, ambos do PSDB, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 17, com o diretor da TAM MRO (Manutenção Reparo e Revisão), Luís Gustavo Figueiredo da Silva, para discutir a internacionalização do aeroporto Mário Pereira Lopes.

Na reunião, Altomani revelou que tem uma carta assinada pelo governador Geraldo Alckmin, que dá sinal verde para a internacionalização do aeroporto. “Quando da visita do presidente da Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo], Paulo Skaf, já havíamos conversado com o deputado federal Newton Lima, que afirmou que pediria audiência com o Guido Mantega [ministro da Fazenda] se houvesse uma carta do dono do aeroporto, que é o Estado, para a internacionalização do aeroporto. E conseguimos essa carta com o governador Alckmin”, disse Altomani.

O deputado federal Newton Lima confirmou a conversa que manteve com o prefeito, no final de agosto, na TAM, e afirmou que já está agendada uma audiência com Altomani para a próxima segunda-feira (21), às 11h. “É uma luta em defesa do desenvolvimento de São Carlos, que não tem cor partidária. Estou colocando o meu mandato à disposição do prefeito, como sempre fiz, para discutirmos a internacionalização do Mário Pereira Lopes”, disse Newton.

O deputado estadual Roberto Massafera disse que desde 2011, juntamente com o ex-deputado federal Lobbe Neto, tem lutado pela internacionalização do aeroporto. “Aconteceram alguns percalços no caminho, mas perseveramos e acredito que, com essa carta de intenção do governador Geraldo Alckmin, damos um passo importante para a internacionalização do aeroporto”.

 

2 MIL EMPREGOS

O diretor da TAM MRO, Luís Gustavo Figueiredo da Silva, explicou que a internacionalização do aeroporto representa um acréscimo importante na geração de empregos. Atualmente, a TAM emprega 1.300 funcionários; com a internacionalização atingirá 2 mil. “Transformar o aeroporto em aduaneiro é algo que basta para a gente”, afirmou.

A internacionalização do aeroporto significa R$ 50 milhões em investimentos, com a preparação de estrutura para abrigar mais aviões e mais hangares. “A TAM tem a capacidade de receber 11 aeronaves para a manutenção. Com a internacionalização seriam 19”.

O grande empecilho do Centro de Manutenção da TAM em São Carlos, hoje, é receber aviões internacionais para reparos. Para fazer a alfandegagem, segundo Silva, os aviões precisam parar nos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo ou Campinas. “Fazer esse serviço e voar tem um custo de 170 mil dólares por avião ou sete dias a mais do percurso. Os clientes não querem vir para o nosso centro de manutenção porque o aeroporto não é internacional”, ressaltou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x