9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Hospital Escola: Prefeitura sinaliza finalizar projeto de federalização

Hospital Escola: Prefeitura sinaliza finalizar projeto de federalização

20/01/2014 21h26 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Hospital Escola: Prefeitura sinaliza finalizar projeto de federalização

O reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho, confirmou que a Prefeitura de São Carlos deve enviar, no prazo de 15 dias, o projeto que transfere o Hospital Escola “Professor Horácio Carlos Panepucci” à universidade.

 

“Conversei com o prefeito [Paulo Altomani] que nos garantiu que o projeto de federalização do Hospital Escola deve ser enviado à Câmara não nessa semana, mas na outra. Com a federalização do Hospital Escola, no próximo ano, poderemos ter o internato dos alunos do curso de Medicina, o que será um ganho importante para os alunos e para a sociedade”, confirmou Targino.

“Vamos ter o Hospital Escola sendo gerido pelo Governo Federal e o AME pelo Governo Estadual, contribuindo, significativamente, para a melhoria do atendimento da saúde da nossa população”, relatou o prefeito Paulo Altomani, durante visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no último sábado (18), à Santa Casa.

Com a federalização do HE, o término das obras ficará sob a responsabilidade da UFSCar. “ A partir daí nós começamos as negociações para dimensionar os serviços do hospital e vamos licitar uma nova empresa para concluir a parte inicial do hospital”, disse o reitor da universidade.

 

A FEDERALIZAÇÃO

A federalização do HE começou a ser discutida, efetivamente, em novembro do ano passado, em encontro com a diretora da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Liliane Marlene Michel, a São Carlos.

Com a federalização do hospital, os investimentos da saúde em São Carlos são estimados em R$ 100 milhões. Com o Hospital Escola funcionando por completo, os residentes poderão aprimorar conhecimentos e desenvolver atividades em São Carlos, fortalecendo o atendimento do Serviço Único de Saúde (SUS) em São Carlos.

Com a federalização do HE, a cidade contará com 1.500 profissionais contratados e um universo de outros mil profissionais atuando diretamente no Hospital Escola.

Serão pelo menos 130 residentes circulando não só pelo hospital, mas também reforçando o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

 

“É fundamental federalizar o Hospital Escola. Isso representa um salto de qualidade na formação dos médicos da UFSCar. Quanto mais estrutura dermos para o curso de Medicina da universidade, temos chances de atrair mais estudantes e estimular que os médicos formados na UFSCar fiquem em São Carlos”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x