23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Rabello pede política municipal de combate à obesidade infantil

Rabello pede política municipal de combate à obesidade infantil

02/06/2015 12h13 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Rabello pede política municipal de combate à obesidade infantil

O vereador José Luis Rabello (PSDB) protocolou ontem (1º), na Câmara de São Carlos, um requerimento solicitando ao Poder Executivo a criação da “Política Municipal de Educação Alimentar Escolar e Combate à Obesidade Infantil”. A proposta do parlamentar é a implementação, por meio de um projeto de lei, de diretrizes para uma ação pública de educação alimentar escolar com enfoque na diminuição da obesidade na primeira infância e entre crianças e adolescentes.

Na visão de Rabello, a formulação da Política Municipal de Educação Alimentar Escolar e Combate à Obesidade Infantil é uma questão de saúde pública. A obesidade infantil transformou-se num problema sério de saúde, uma epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população nessa faixa etária. Neste contexto, “o objetivo desse Projeto de Lei é promover a educação alimentar a partir da escola e da comunidade, aproveitando-se do ambiente para adoção de novos hábitos alimentares”, defendeu.

Rabello argumenta que é dever constitucional do Poder Público definir diretrizes, metas, objetivos, normas e princípios para a implementação de políticas públicas de proteção integral a todas as crianças. 

“É necessário ressalvarmos a importância de uma alimentação balanceada e saudável na primeira infância. O controle do sobrepeso e da obesidade infantil começa com refeições balanceadas, incentivo à atividade física e mudança dos hábitos alimentares de toda a família. Crianças acima do peso e obesas estão propensas a desenvolver doenças secundárias como diabetes e doenças cardiovasculares quando jovens, e ainda, tornarem-se obesos na fase adulta”, argumentou o vereador.

De acordo com Rabello, o Projeto de Lei enfatiza a necessidade de uma abordagem integrada e articulada entre a família, a escola e o Município, buscando alianças e parcerias, na efetivação dos direitos da criança. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x