9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Rabello propõe uso de planta para combater mosquito da dengue

Rabello propõe uso de planta para combater mosquito da dengue

15/01/2014 13h09 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Rabello propõe uso de planta para combater mosquito da dengue

O vereador José Luis Rabello (PSDB) propõe que a Prefeitura busca alternativas para o combate à dengue e, por meio de indicação que protocolou na Câmara, sugere que o Executivo estude a utilização da planta Crotalaria Juncea para promover o combate do Mosquito Aedes Aegypti na cidade.

 

Rabello observa que segundo informações, os casos de dengue aumentaram consideravelmente em São Carlos em 2013, passando de 29 casos em 2012 para 356 casos em 2013. ”A dengue é uma doença que pode ser letal, ou seja, caso não seja tratada adequadamente pode levar o individuo a morte e, assim sendo, é extremamente importante que medidas sejam tomadas a fim de promover a prevenção da doença”, afirma.

O uso da planta Crotalaria Juncea vem ocorrendo em cidades como Matão, Juiz de Fora, Varginha, São José do Rio Preto, Monte Aprazível, Orlândia e outras como auxiliar no combate à dengue. “A flor amarela da Crotalaria Juncea atrai libélulas que precisam de água limpa e parada para colocar suas larvas. E estas, por sua vez, devoram as larvas do mosquito da dengue, além de em sua fase adulta, a libélula também se alimentar do Aedes Aegypti”, explica José Rabello.

O vereador entende que a  Prefeitura de São Carlos através do departamento competente poderá efetuar o plantio nas praças, canteiros de avenidas e ao redor das árvores, “o que além de ampliar a prevenção da doença, serve ainda para fertilização do solo e embelezamento da cidade através das flores e das libélulas”.Outro meio seria distribuir as sementes à população por meio dos agentes comunitários de saúde de combate à Dengue, sugere. “A Crotalaria não dispensa os cuidados de cada individuo para com seu ambiente doméstico, bem como do governo local com os espaços públicos, mas que é uma ajuda importante e ambientalmente adequada”, assinala.

Rabello opina que “é extremamente relevante que o poder público tenha atitudes socioambientais e cumpra o seu papel de responsabilidade social, oferecendo à população, meios para que possa em parceria com a Prefeitura, combater esta praga que há anos vem preocupando toda a população”.

Desde setembro do ano passado Rabello já vem desenvolvendo por conta própria a campanha: Plante Crotalaria Juncea – Combater a Dengue é uma responsabilidade de todos nós!  Este tipo de campanha já havia sido feita por ele e sua equipe há alguns anos e está agora sendo retomada,  diante dos números alarmantes de dengue na região.

A campanha é mais uma iniciativa que complementa o Projeto “Respira São Carlos” idealizado pelo vereador que, por onde passa, distribui as sementes. Segundo ele, já foram distribuídas quase 5 mil pacotinhos a população.

“O intuito é conscientizar o maior número possível de pessoas. Assim, pretendo estender a campanha, para isto espero poder contar com o apoio da Prefeitura, que por sua vez, poderá efetuar o plantio nas praças, canteiros de avenidas e ao redor das árvores, pois a planta serve ainda para fertilização do solo”, declara. “Outro meio seria distribuir as sementes à população por meio dos agentes comunitários de saúde de combate à dengue”, conclui.

 

“A dengue é um problema que preocupa a todos nós, e cada vez que distribuo as crotalarias percebo o grande interesse que as pessoas têm sobre o assunto, é comum eu distribui para uma pessoa e ela pedir mais para levar para a mãe, o vizinho ou algum parente. Isto demonstra que a população deseja fazer a sua parte para combater a Doença.Por isso, acho tão importante expandir as doações das sementes e levá-las a todos os bairros da Cidade, espero que a Prefeitura acate este meu pedido”

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x