16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Newton participa de ato em homenagem a Paulo Freire

Newton participa de ato em homenagem a Paulo Freire

28/06/2012 17h17 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Newton participa de ato em homenagem a Paulo Freire

O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputado federal Newton Lima (PT-SP), participou na última quarta-feira (27) do ato público em homenagem ao educador Paulo Freire, realizado no auditório da TV Câmara, em Brasília. O evento ocorreu pouco mais de dois meses após o homenageado receber o título de Patrono da Educação Brasileira, conforme a Lei 12.612/2012 proposta pela deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP).

 

Durante a solenidade, Newton Lima lembrou da gestão democrática de Luiza Erundina frente à prefeitura de São Paulo (1989/1992), ocasião em que   convidou Paulo Freire para assumir a Secretaria Municipal de Educação. O deputado também mencionou grandes fatos que marcaram a carreira do educador, como os 41 títulos de Doutor Honoris Causa recebidos em universidades como Havard, Cambridge e Oxford, além da implantação do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), no estado de São Paulo.

“A aprovação do Plano Nacional de Educação, ocorrida na última terça-feira na Câmara, vem ao encontro das ideias deste grande patrono da educação brasileira, como a Meta 3, que propõe acabar com o analfabetismo  entre crianças até o terceiro ano do ensino fundamental; e  a Meta 9, que pretende erradicar o analfabetismo no Brasil até o final da vigência do Plano”, enfatizou Newton Lima.

O ato público teve a participação das deputadas Luiza Erundina e Érica Kokay (PT-SP); dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Marta Suplicy (PT-SP) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); do reitor da Universidade de Brasília – UNB, José Geraldo de Sousa Júnior; e do professor da UNB, Venício Lima.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x