16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Moradores estão inseguros com abandono do bosque

Moradores estão inseguros com abandono do bosque

30/04/2013 23h00 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Moradores estão inseguros com abandono do bosque

O bosque do bairro Santa Marta que poderia trazer aos moradores benefícios de diversidade e lazer está, na realidade, proporcionado insegurança e medo para os que moram em frente ao local.

Moradora há 20 anos no Santa Marta, Rosa Maria Wong, diz que optou em deixar de pagar o valor do condomínio por considerar que o bairro está muito mal cuidado, principalmente na questão de segurança.

De acordo com ela, o bosque serve de esconderijo para marginais, espaço para usuários de drogas e motel para casais. Outro problema também apontado pelos moradores é quanto à saúde pública, pois há invasão de roedores e cobras que se criam no bosque e depois entram nas casas.

Antigamente, Wong diz que na área havia somente tinha mato e que a prefeitura fazia a limpeza duas vezes ao ano. Mas, alguns anos atrás, os moradores da Associação do Bairro passaram a plantar as mudas de árvores, que hoje estão maiores e deixam o local obscuro e perigoso, além de não receber mais os devidos cuidados e manutenção, como a poda da vegetação.

Segundo a moradora, já aconteceram inúmeros assaltos em diversas casas vizinhas e pela constante insegurança, muitos moradores resolveram se mudar. “Meu vizinho de rua, mudou-se para um condomínio fechado, após ter sua casa assaltada três vezes”, comenta Wong.

Por causa dos frequentes assaltos, a segurança foi reforçada, estendendo para o período integral de 24 horas; das 6h até às 18h, a ronda é feita pelo vigilante da própria Associação; no período noturno, a vigilância passa a ser feita por uma empresa particular.

Porém Wong diz que aos domingos a vigilância da Associação só é feita a cada uma hora.

Para a moradora, o bosque deveria ter menos árvores do que possui hoje para dar mais claridade ao local e a visão do interior. “Minha opinião é que a área deveria ser limpa como era antes, pois assim, o local ficou sem segurança. Acredito que cercando o bosque o problema não será resolvido” Wong.

Ilda Regina mora há 5 anos no bairro e confirma que se sente insegura em sair de casa por conta do bosque, mesmo durante o dia. Já durante a noite, quando chega mais tarde, sempre solicita a presença de um vigia para entrar na residência.

“A gente se sente segura porque não consegue ver o perigo rondando a casa ou te vigiando, porém outras partes do bairro que não tem o bosque em frente de casa, também foram assaltadas, a falta de segurança é geral”, comenta a moradora.

Regina também explica que a área é da Prefeitura Municipal que tem a responsabilidade pela sua manutenção e a poda de galhos das árvores que pendem para a rua. A Associação do Bairro participa, auxiliando na limpeza do bosque com mutirões dos moradores.

Para a moradora, a solução não está em retirar as árvores do local, já que o intuito é justamente manter uma área verde no bairro, mas sim restringir o acesso do local com alambrado e instalar um sistema de iluminação entre as árvores. “Muitos moradores gostam do bosque, não têm nenhuma vontade em acabar com a área, mas sim que a Prefeitura passe a dar mais importância para a área e não a deixe abandonada, como vem ocorrendo”, reclama Regina.
A moradora quis ressaltar que a Associação já protocolou diversos ofícios para a requisição de serviços de limpeza e segurança na área, mas o descaso e a burocracia vencem muitas vezes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Fernanda
Fernanda
11 anos atrás

Esse sobrenome me lembra dois funcionários da prefeitura que, um antigo e outro novo com uma criação de cargo na prefeitura, no período PTralha, provavelmente estão contra a atual a dministração. Pois esse bosque está abandonado há muito tempo !

R. JABBA
R. JABBA
11 anos atrás

No final das contas, qual é o bairro, Santa Marta ou Santa Mônica??? A foto não é do Santa Mônica, mas os problemas são os mesmos, os bosques estão abandonados, a subida da marginal para a XV de Novembro quase não dá passagem aos carros de tantos galhos invadindo a pista dos dois lados, na Av. José Gonçalves Carneiro a iluminação da lateral do bosque, único benefício petista em doze anos apresenta no mínimo 40% das lâmpadas queimadas e para finalizar, vazamentos de água há várias semanas na rua Genésio Benjamin, Av. José Gonçalves Carneiro, AV.Dr. Paulo P. Weneck, etc. etc.. O atual prefeito mora no bairro, imagina se fosse em outro local!?

viva os bosques
viva os bosques
11 anos atrás

Os bosques tanto do Santa Marta como do Santa Monica sao lindos e muitas pessoas maravilhosas contribuíram para esse patrimônio natural. As pessoas que nao sabem apreciar isso tem sérios problemas emocionais e deveriam fazer uma reflexão. Medo de natureza é coisa para psiquiatra.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x