12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Alfonso Luciano se consolidou como artista quando veio buscar cursos na cidade

Alfonso Luciano se consolidou como artista quando veio buscar cursos na cidade

01/12/2014 21h01 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Alfonso Luciano se consolidou como artista quando veio buscar cursos na cidade

São Carlos reflete cultura para todos os gostos e em todas as linguagens e Antonio Alfonso Luciano é um artista que nos deixa curiosos, pois seu interesse pela carreira artística surgiu motivado por conhecer os mais diferentes tipos de materiais. Pintor, escultor em cerâmica e malhas metálicas, Alfonso também desenvolve projetos na área de arte decorativa e cenários para espetáculos de teatro e dança.

Nascido em Santa Barbara d’Oeste em meados da década de 80, ele decidiu que não bastava mais ser um autodidata para seguir carreira como artista plástico, e veio para São Carlos aproveitar os cursos oferecidos pela Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda. “Quando cheguei e fui fazer o curso de cerâmica, me dei conta que já conhecia aquelas técnicas e já era capaz de ensiná-las”, conta Luciano.

Na sequência desse fato, Alfonso, além de estudante nos cursos da oficina, passou a ministrar aulas como oficineiro. Daí em diante sua carreira como artista deslanchou. Aqui em São Carlos passou a se dedicar a um ramo do mercado pouco explorado, mas segundo ele, muito valorizado pelo mercado local, que é o setor de decoração artística para restaurantes, hotéis, casas noturnas e etc. Alguns lugares marcantes que Luciano projetou são, por exemplo, o painel da sede do SAAE na Avenida Carlos Botelho, a arara do hotel Anacã e algumas peças da extinta boate Faraós.

As esculturas com materiais metálicos começaram por acaso, Alfonso conta, “eu estava passando pela fábrica de peneira do Giometti e o caminhão estava carregando o refugo da fábrica e havia muito retalho e sobra, na ocasião perguntei se podia pegar um pouco e deixaram, em casa percebi que era uma malha articulada e flexível”. Foi assim que ele começou a fazer peças bidimensionais. Atualmente, essas esculturas ganham novas características como cabelo, sobrancelha e bigode. O artista deixou bem claro que ele preza muito a troca de conhecimento que se estabelece entre o criador da obra e o material a ser utilizado. 

O artista passou a explorar a tridimensionalidade que o metal permitia ao ser moldado. Atualmente ele se dedica a criar peças que se relacionem com o evento esportivo das Olimpíadas e essas peças ganham mais uma novidade, Alfonso está buscando criar obras aéreas que fiquem suspensas “Quero tirar as peças do chão” ressaltou.

Na última segunda feira, mais um trabalho seu foi exposto, desta vez um cenário para o espetáculo “Menina de Arte” apresentado no dia 1º de dezembro no Teatro Florestan Fernandes. Agora Alfonso está se dedicando a planejar a abertura de seu novo ateliê. O espaço terá como principal objetivo oferecer cursos de cerâmica, escultura e pintura.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x