16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Dia do Desafio agita São Carlos

Dia do Desafio agita São Carlos

30/05/2012 13h02 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dia do Desafio agita São Carlos

Nesta quarta-feira, 30, é celebrado o Dia do Desafio, campanha realizada anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, a fim de incentivar a prática regular de atividades físicas e esportivas. A iniciativa prevê uma competição amigável internacional na qual duas cidades de porte similar disputam para mobilizar o maior número de pessoas a praticarem atividades físicas por pelo menos 15 minutos. Neste ano, São Carlos enfrenta o município de Mesquita, no estado do Rio de Janeiro.

A ação, coordenada na América Latina pelo Sesc SP (Serviço Social do Comércio) desde 2000, terá a participação de 3.417 cidades em 21 países, chamando a atenção da comunidade para os benefícios que a atividade física traz à saúde. Em 2010, São Carlos teve uma boa participação na atividade e conseguiu mobilizar cerca de 30% da população. No entanto, em 2011, somente 14% da população aderiu ao desafio.

Na tentativa de melhorar esses índices, diversas instituições da cidade, como clubes, empresas, universidades e escolas, realizam uma programação especial para a data, que neste ano tem como tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

De acordo com a fisioterapeuta, Camila Cattani, a iniciativa é extremamente positiva, já que a prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios que se manifestam sob diversos aspectos no organismo. “Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força, do tônus muscular e da flexibilidade, além do fortalecimento dos ossos e das articulações”, explica.

Em relação à saúde física, a fisioterapeuta ressalta que a prática de atividade física auxilia na redução da porcentagem de gordura corporal, o que contribui para diminuir os índices do colesterol total e aumento do HDL, considerado o “colesterol bom”. Ao melhorar todos esses aspectos, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, por exemplo, também diminui. “Já no campo da saúde mental, a prática do exercício induz a liberação de substâncias como a endorfina, a serotonina e a dopamina, que promovem a sensação de bem-estar e auxiliam na redução do estresse e ansiedade”, salienta Cattani.

Por esses motivos é que o administrador Fernando Carvalho, 35, que já pratica exercícios físicos diariamente, incentiva a esposa, que não tem o mesmo costume, a participar da ação. “Ela não têm o hábito de fazer exercícios, então eu aproveito a ocasião para estimulá-la a buscar uma atividade física que ela goste, para que ela tenha prazer e se sinta bem ao praticá-la e, quem sabe, dê continuidade a isso”, comenta.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x